CPMF: Ter ou não Ter, eis a questão... Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

CPMF: Ter ou não Ter, eis a questão...

Danilo.
14/12/2007 08:14:20

O assunto da vez é sem dúvida a CPMF. Se por um lado seu cancelamento deixa mais dinheiro na mão dos consumidores, o que proporciona um aumento do consumo e uma perspectiva de maior lucro para as empresas, por outro as contas publicas, e principalmente o superávits primário, pode ficar comprometido.

Bom, e o que isso muda? Parece claro que mais dinheiro na economia e menos tributos para as empresas, gerando um maior lucro, deveríamos esperar um bom desempenho para os ativos em bolsa, contudo os investidores estrangeiros usam o superávits primário como parâmetro para analisar a capacidade de um pais de honrar com seus compromissos. Bom isso muda, porque, dependendo de onde o governo distribuirá essa redução do orçamento - se for em algo que cause a redução do superávits primário - o tão esperado grau de investimento pode não acontecer ou demorar mais por chegar. Como os ativos já estão bem precificados com esse cenário, essa novidade pode causar uma correção de forte intensidade.

Agora o momento é de aguardar e  ficar atento às decisões do governo para não correr riscos desnecessários.