Introdução ao Candlestick Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Introdução ao Candlestick

Introdução ao Modelo Gráfico Candlestick

História

Os japoneses começaram a utilizar a análise técnica para transacionarem no longínquo século XVII. Apesar de ser muito diferente da iniciada por Charles Dow em cerca de 1900, muitas de "traves mestras" eram muito similares. O "o quê" (os preços) era muito mais importando do que o "porquê" (notícias, resultados, etc...). Toda a informação conhecida está refletida no preço. Os compradores e os vendedores fazem os preços baseados nas suas expectativas e emoções (medo, ganância...). Os mercados flutuam e o preço actual pode não refletir o valor real da empresa.

Os conceitos de análise técnica introduzidos pelos japoneses estão relacionados mais com a visualização da informação a nível de preços do que propriamente análise técnica. A base da análise técnica japonesa são as "candlesticks" (velas), cujo desenvolvimento remonta ao século XIX. Muito do conhecimento nesta área é atribuído a um lendário comerciante de arroz, Sakata.

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, máxima, mínima, abertura, fechamento

Formação

As "candlesticks" são formadas com o uso de quatro preços, o de abertura, o máximo, o mínimo e o preço de Fechamento. Sem os preços de abertura, os gráficos de "candlesticks" são impossíveis de desenhar. Se o encerramento é superior à abertura, uma "candle" transparente (normalmente branca) é disposta e caso o encerramento seja inferior à abertura então uma "candle" preenchida (normalmente preta) é disposta em cima do gráfico. A parte preenchida da "candlestick", seja ela preta ou branca é denominada de "corpo" (também designada como "corpo real"). As longas linhas finas acima e abaixo do corpo, representam o máximo e o mínimo e são denominadas de "sombras" (em inglês também designadas de "wicks" e "tails"). O máximo é marcado pelo topo da sombra superior e o mínimo é marcado pelo fundo da sombra inferior.

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candlesticks, grafico de barras

Quando comparadas com os tradicionais gráficos de barras, um gráfico de "candlesticks" mostra inúmeras vantagens. Mais atraentes em termos visuais, e de mais fácil interpretação. Cada "candlestick" mostra mais claramente os movimentos de preço. Um trader pode comparar imediatamente a relação entre a abertura e o Fechamento assim como entre o máximo e o mínimo. A relação entre a abertura e o Fechamento é considerada vital e é a essência das "candlesticks". As candles brancas indicam pressão compradora e a as candles pretas indicam pressão vendedora.

Corpos Compridos vs. Curtos

Em termos gerais, quanto mais comprido for o corpo, mais intensa é a pressão compradora ou vendedora. Analogamente, as candles curtas indicam um movimento reduzido de preços e representam consolidação.

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, sombra, corpo, longo

As candlesticks longas brancas mostram uma forte pressão compradora e quanto mais longa for, mais distante está o preço de Fechamento do preço de abertura. Isto indica que os compradores foram bastante agressivos. Mas atenção, apesar de as candlesticks brancas compridas serem normalmente "bullish", o significado mais real está dependente da sua posição no contexto mais amplo da análise técnica. Depois de grandes e longas quebras, uma candle branca comprida pode marcar um ponto de reversão potencial ou nível de suporte. Se as compras se tornarem muito agressivas depois de uma grande alta pode significar que há um clima "bullish" excessivo e que se assistiu a um "buying climax".

As candlesticks pretas e compridas evidenciam pressão vendedora e quanto maior for a candle preta, maior é essa pressão. Quanto mais comprida for, mais abaixo da abertura se encontra o Fechamento. Isto indica que os preços diminuíram significativamente desde a abertura e que os vendedores foram agressivos. Depois de uma longa alta, uma candlestick preta comprida pode antecipar uma inversão de tendência ou marcar uma resistência. Depois de uma extensa diminuição de preços, pode indicar o fim dessa mesma baixa, o intitulado "panic selling".

No próximo artigo começaremos a abordar os casos de candlesticks mais importantes, como os marubozus, e faremos também uma abordagem às características das "sombras".

Antes de entrarmos a fundo na discussão das formações de candlesticks vamos fazer o ponto da situação.

Bulls vs. Bears

Uma "candlestick" ilustra "a batalha" entre os "bulls" (compradores) e os "bears" (vendedores) durante um determinado período de tempo. Uma analogia a esta batalha pode ser feita entre duas equipas de futebol, as quais também podemos denominar de Bulls e de Bears. O mínimo da sessão e portanto o fundo da candle representa um golo dos Bears e o máximo da sessão (o topo da candle) representa um golo para os Bulls. Quanto mais perto estiver do máximo, mais perto estão os Bulls de marcar um golo. Quanto mais perto do mínimo estiver o último preço, mais perto estão os Bears de concretizar. Apesar de existirem muitos tipos de jogo (candles) podem-se destacar seis tipos principais:

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candlesticks

As grandes candlesticks brancas e compridas indicam que os Bulls controlam a bola a maior parte do jogo.
As grandes candlesticks pretas indicam que os Bears controlam a bola (trading) a maior parte do jogo.
As pequenas candlesticks indicam que nenhuma das equipas dominou o jogo e que os preços terminaram tal como começaram.
Uma "long lower shadow" indica que os Bears controlaram a bola, mas que no final da sessão os Bulls fizeram uma recuperação impressionante.
Uma "long upper shadow" indica que os Bulls controlaram a bola a maior parte do jogo, mas que no final perderem esse controlo e permitiram uma recuperação aos Bears.
Uma "long upper" e "lower shadow" indica que tanto os Bears como os Bulls tiveram os seus momentos altos durante o jogo, mas que nenhum conseguiu criar ascendente, terminando a partida num empate.

O que as candlesticks não nos dizem

As candlesticks não refletem a seqüência de acontecimentos entre a abertura e o encerramento da sessão, mas apenas a relação entre ambos. O máximo e o mínimo são óbvios, mas as candlesticks não nos podem dizer qual deles se verificou em primeiro lugar.

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, maximo, minimo, abertura, fechamento

Com uma longa candlestick branca assume-se que os preços subiram a maior parte da sessão. No entanto, a sequência entre o máximo e mínimo pode indicar que existiu mais volatilidade. O exemplo acima mostra precisamente isso, duas seqüências que formariam a mesma candlestick. A primeira sequência mostra dois pequenos movimentos e um grande movimento: uma pequena quebra após a abertura para formar o mínimo, uma grande alta para formar o máximo e um pequeno declínio para formar o encerramento. A segunda sequência mostra três movimentos acentuados: uma grande alta logo após a abertura no topo da qual se forma o máximo, uma forte quebra para formar o mínimo e uma grande alta para formar o encerramento. A primeira sequência ilustra uma pressão compradora forte e sustentada e é considerada mais "bullish". A segunda sequência reflete mais volatilidade e alguma pressão vendedora. Estes são apenas dois exemplos e existem centenas de potenciais combinações que podem resultar na mesma "candlestick". Ainda assim, as "candlesticks" oferecem informações valiosas relativamente às posições dos preços de abertura, máximo, mínimo e encerramento. No entanto, o "entretanto" pode variar.

No próximo artigo iniciaremos a descrição de várias formações constituídas pelas candlesticks que até ao presente introduzimos.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Caio comentou:

ótimo material para estudo


Monteiro comentou:

Bastante ilustrativo.


marcus comentou:

gostei desse material.
Atendeu todas as minhas expectativas
Parabens


ssantos comentou:

Bastante ilustrativo gostei!


Lucas comentou:

Material muito bom!
Explica de forma simples e com uma otima qualidade, sendo facil de entender!
Parabens!


Ernesto comentou:

Excelente e muito ilustrativo.Valeu!


Luciano comentou:

Perfeito. Bastante dinâmico.


jbsa176 comentou:

Simples e direto. Material excelente pela clareza e didática.


luiz paulo do nascimento comentou:

Voces estao de parabens, muito bem explicado sobre o candlesticks.


VitorWed comentou:

Excelente material!


junior comentou:

otimo site


Michelan comentou:

Fácil de compreender,gostei. Parabenizo o site pela boa explicação.


Francisco comentou:

Excelente para quem quer começar no Forex.


Marcio Lago comentou:

Assunto muito bem explicado. O melhor de todos que li. Fácil compreensão.


 
Publicidade

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Sabemos que o problema da maioria das economias é o nível de endividamento. Enquanto esse problema não for equacionado, as economias não crescerão num ritmo suficiente para criar novos empregos. Até agora a China era considerada uma ilha de exceção. Entretanto, algumas notícias revelam um quadro um pouco preocupante. Os jornais noticiam uma crise de crédito...

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...