Harami Ações Opções Análise Técnica Investimentos Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Harami

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candle, candles, padroes de reversao, shooting Star, harami

Uma candlestick que se forma dentro do corpo real da "candlestick" anterior está em posição Harami. Harami significa grávida em japonês, nome que aponta para o fato de parecer que a segunda "candlestick" está "aninhada" dentro da primeira. A primeira candlestick tem um corpo real grande e a segunda tem um corpo real mais pequeno. Preferencialmente, as sombras da segunda candlestick devem ficar dentro do corpo real da primeira candlestick, mas tal não é obrigatório. Doki e spinning tops têm corpos reais pequenos e podem entrar na harami position. Mais à frente examinaremos as formações de "candlesticks" que utilizam a "harami position".

Bullish Harami

Existem vários pressupostos importantes para a correta identificação e interpretação desta formação de candlestick:
1 - a maior parte destas formações requer confirmação "bullish";
2 - estas formações devem ser formadas numa altura de tendência de baixa.
3 - também devem ser utilizados outros aspectos da análise técnica.
Para a correta interpretação deste Candle é fundamental conhecer esses itens em detalhe, veja mais em Reversão de Candlestick Bullish

Esta formação de candlesticks distingue-se das anteriores por poder ser formada por duas "candlesticks", independentemente da sua cor. No entanto, as mais "bullish" são as formadas pelas combinações "branca/preta" ou "branca/branca". Pelo fato de a primeira candlestick possuir um corpo grande, implica que se este corpo for branco, a possibilidade de inversão "bullish" é maior, pois mostra um súbito e sustentado ressurgimento da pressão compradora. A pequena candlestick do período seguinte indica consolidação. Estas duas combinações de haramis são menos freqüentes do que as combinações "preta/preta" ou "branca/preta". Após uma tendência de baixa, um harami "preta/preta" ou "branca/preta" também é considerado "bullish". A primeira "candlestick" preta comprida assinala que pressão vendedora significativa ainda existe e pode ser indicativa de capitulação. A pequena candlestick que segue forma-se com um "gap up" na abertura, indicando uma súbita alta na pressão compradora e a eventual inversão. Um exemplo:

Image

A ação em questão caiu para perto de 65 dólares em Abril de 2000 e começou a transacionar num trading range entre 65 e 100, nas semanas seguintes. Após uma quebra de 6 dias que a levou ao suporte em finais de Maio, um harami bullish formou-se (oval vermelha). No primeiro dia formou-se uma longa candlestick branca, e no segundo, uma pequena candlestick que poderia ser classificada como um doji. No dia seguinte, a ação voltou a subir, confirmando o sinal do harami, tendo posteriormente subido até perto de 150.

Bearish Harami

Existem vários pressupostos importantes para a correta identificação e interpretação desta formação de candlestick:
1 - Todas formações requerem confirmação "bearish" adicional.
2 - Os padrões de inversão "bearish" devem formar-se numa tendência de Alta.
3 - Os sinais destas formações devem ser confirmados por mais confirmações "bearish".
Para a correta interpretação deste Candle é fundamental conhecer esses itens em detalhe, veja mais em Reversão de Candlestick Bearish

O harami bearish é formado por duas candlesticks. A primeira tem um corpo real comprido e a segunda um corpo real curto que está completamente "dentro" do da primeira. Existem quatro combinações possíveis de cor das duas candlesticks: branca/branca, branca/preta, preta/branca e preta/preta.

Independentemente de estarmos a falar de inversões bullish ou bearish, todos os harami parecem idênticos. A sua natureza bullish ou bearish depende da tendência precedente. Independentemente da cor da primeira candlestick, quanto mais pequeno for o corpo da segunda candlestick, maior é a probabilidade de a inversão realmente ocorrer. Se a candlestick pequena for um doji, a probabilidade de inversão aumenta.

Apesar de qualquer combinação de cores ser possível, as mais bearish são aquelas que se formam com preta/branca ou preta/preta, apesar de serem muito menos comuns do que as combinações branca/preta ou branca/branca, após uma alta. Estas duas últimas podem também ser consideradas inversões "bearish".

Image

Após um gap up e uma rápida alta até 30, a ação formou um harami bearish (oval vermelha). Este harami consiste numa candlestick preta com corpo comprida e numa pequena candlestick preta. O declínio dois dias depois confirmou o harami bearish e a ação caiu para perto de 20.

Image

Neste caso, o harami é constituído por uma grande candlestick branca e por uma comprida candlestick preta (oval vermelha). A longa candlestick branca confirmou a direção da tendência. Contudo, a ação abriu em gap down no dia seguinte e transacionou entre limites mais próximos. A quebra nos três dias seguintes confirmou a formação como bearish.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.