Reversão com Candlesticks Bearish Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Reversão com Candlesticks Bearish

Reversão com Candlesticks Bearish (Força vendedora)

Tal como existem muitos padrões de reversão bullish, também existem várias formações de reversão "bearish". Destacamos apenas os mais relevantes (entre parêntesis consta o número de candlesticks que forma cada padrão):

Bearish Abandoned Baby (Bebê Abandonado de baixa) - (3)
Bearish Engulfing (Engolfo de Baixa) - (2)
Bearish Harami (2)
Dark Cloud Cover (Nuvem Negra) - (2)
Evening Star (Estrela da Tarde) (3)
Shooting Star (Estrela Cadente) - (1)

Existem vários pressupostos importantes para a correta identificação e interpretação destas formações de candlesticks:

1 - Todas formações requerem confirmação "bearish" adicional.
2 - Os padrões de inversão "bearish" devem formar-se numa tendência de alta.
3 - Os sinais destas formações devem ser confirmados por mais confirmações "bearish".

1 - Confirmação Bearish (Força Vendedora)

As formações são constituídas por uma ou mais "candlesticks"; a maioria requer confirmação "bearish". A inversão confirma que os vendedores conseguiram suplantar a pressão compradora que existia anteriormente, mas não é certo que existirão investidores dispostos a vender a preços mais baixos. Sem confirmação, estes padrões seriam considerados neutros e indicariam, na melhor das hipóteses, um mero nível de resistência. As confirmações "bearish" são sinônimo de quebras posteriores e podem vir na forma de um "gap down", de uma grande "candlestick" preta ou de uma forte baixa com volume. Por que a análise das formações de candlestick é mais apropriada para o curto prazo (1 ou 2 semanas), a confirmação "bearish" deve aparecer entre 1 e 3 dias após a formação. Segue-se um exemplo:

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candle, candles, padroes de reversao, shooting Star, harami, doji, doji star, estrela da manhã, morning star, bullish, bearish, Engulfing, Engoldo de Alta, Engolfo de Baixa

A ação subiu de perto de 60 para ligeiramente acima de 70 em menos de 2 meses. A grande candlestick branca que levou a ação para cima de 70 em finais de Março foi seguida por um "long-legged doji" em posição harami. Um segundo "long-legged doji" seguiu-se, indicando que a tendência de alta estava a fraquejar. A "dark cloud cover" (oval vermelha) aumentou estas suspeitas e a confirmação "bearish" surgiu na forma de uma grande candlestick preta (seta vermelha).

2 - Tendência predominante

De forma a serem considerados sinais de inversão "bearish", deve existir previamente uma tendência de alta. Um "dark cloud cover" após uma forte quebra de cotações ou perto de novos mínimos raramente pode ser considerada uma formação de inversão "bearish". Estas formações indicariam pressão vendedora contínua e poderiam ser consideradas uma formação de continuação de tendência. Existem muitos métodos disponíveis para determinar a tendência de alta: médias móveis, análise de breakouts ou linhas de tendência:

- A ação está a transacionar acima da sua MME20.
- Cada pullback "bearish" é menor do que o anterior.
- A empresa está a transacionar acima da sua linha de tendência.

Estes são apenas alguns exemplos de como se pode determinar uma tendência de alta. Alguns traders podem preferir uptrends mais curtos e podem considerar, por exemplo, ações acima da Média móvel exponencial de 10 dias. Os critérios dependerão sempre do estilo de trading de cada indivíduo.

3 - Outros aspectos da análise técnica

As candlesticks providenciam um excelente meio de identificar inversões de curto prazo, mas não devem ser utilizadas isoladamente. Outros aspectos da análise técnica podem e devem ser incorporados de forma a tornar a inversão mais robusta. Aqui estão três idéias de como se podem combinar indicadores técnicos tradicionais com análise de candlesticks.

Resistência: procurar por padrões de inversão bearish perto de níveis de resistência de forma a incrementar as probabilidades de abrir uma posição correta. Níveis de suporte podem ser identificados com média móveis, reações prévias a máximos e linhas de tendência. Segue-se um exemplo:

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candle, candles, padroes de reversao, shooting Star, harami, doji, doji star, estrela da manhã, morning star, bullish, bearish, Engulfing, Engoldo de Alta, Engolfo de Baixa, confirmação baixista


Em Janeiro de 2000, o título fez um gap up superior a 5 e fechou acima de 50. Uma candlestick com uma grande sombra superior formou-se no dia seguinte e a ação caiu para 45. Assim, o nível de resistência ficou estabelecido por volta de 53. Depois de uma nova alta para perto desse nível, formou-se um bearish engulfing (oval vermelha). A confirmação "bearish" aconteceu quando a ação caiu no dia seguinte no forma de gap down abaixo de 50 e quebrou a tendência de curto prazo dois dias depois.

Momentum: use osciladores para confirmar a fraqueza do momentum com inversões "bearish". Divergências negativas no MACD, no PPO, no indicador estocástico, no RSI, no StochRSI ou no Williams %R indicariam um pior momentum e subiriam a robustez de um padrão de inversão "bearish". Adicionalmente, crossovers "bearish" de médias móveis no PPO e no MACD podem proporcionar confirmação, assim como confirmar crossovers no oscilador estocástico lento.

Money Flows: Usar indicadores baseados em volume de forma a ter uma noção da pressão vendedora ou compradora. On Balance Volume (OBV), Chaikin Money Flow (CMF) e Linha de Acumulação/Distribuição podem ser usados em conjunto com as candlesticks. Sinais de força dos vendedores em qualquer um destes indicadores pode aumentar as probabilidades de a inversão ser efetiva.

Para aqueles que querem ir mais longe, estes três aspectos podem ser combinados de forma a obter-se o sinal decisivo. Procure formações de candlesticks de inversão "bearish" em ativos a transacionar perto de níveis de resistência, apresentado divergências negativas e sinas de pressão vendedora. Aqui fica um exemplo:

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candle, candles, padroes de reversao, shooting Star, harami, doji, doji star, estrela da manhã, morning star, bullish, bearish, Engulfing, Engoldo de Alta, Engolfo de Baixa, confirmação de baixa, resistência

Em Outubro de 2000 foram confirmados, em conjunto, vários sinais. A ação transacionava perto da resistência de 70 pela terceira vez em dois meses e formou um "dark cloud cover" (oval vermelha). Adicionalmente, a longa candlestick preta teve uma grande sombra superior, o que indica uma inversão intraday. A confirmação "bearish" aconteceu no dia seguinte com uma forte quebra nas cotações. A divergência negativa no PPO e um "money flow" extremamente fraco também proporcionaram confirmação de que inversão estava aí.

Veja Também: Reversão com Candlestick Bullish

Há outras áreas do site detalhando os indicadores técnicos, veja sobre em: Aprendizado >> Análise Técnica >> Indicadores

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não