MACD - como usar esse indicador Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

MACD - como usar esse indicador

MACD
Média Móvel Divergente/Convergente

Como funciona, como usar e como se cálcula, esse indicador de análise técnica.

O indicador MACD (Média Móvel Divergente / Convergente) é um indicador de tendência que mostra a relação entre duas médias móveis.
É calculado subtraindo à média móvel exponencial de 26 dias a média móvel exponencial de 12 dias. O gráfico que daí se obtém é comparado com o gráfico da média móvel exponencial de 9 dias denominada de linha de sinal ou trigger que geralmente é uma gráfico a picotado. Como é que se interpreta a relação entre estes dois gráficos? É calculado subtraindo à média móvel exponencial de 26 dias a média móvel exponencial de 12 dias. O gráfico que daí se obtém é comparado com o gráfico da média móvel exponencial de 9 dias denominada de linha de sinal ou trigger que geralmente é uma gráfico a picotado. Como é que se interpreta a relação entre estes dois gráficos?

Clique na imagem para Ampliar
MACD, indicador, indicadores técnicos, análise técnica, oversold, overbought, sobrecomprado, sobrevendido, ações Bovespa, curso, como usar

Há três tipos distintos de interpretação gráfica do MACD:

· Intersecções dos gráficos: uma regra do MACD é vender sempre que o seu gráfico passe para baixo do gráfico da sua linha de sinal. Da mesma forma, um sinal de compra é emitido sempre que o seu gráfico passa para cima da sua linha de sinal.

Clique na imagem para Ampliar
MACD, indicador, curso, como funciona, indicadores técnicos, análise técnica, oversold, overbought, sobrecomprado, sobrevendido, ações bovespa, analise grafica

Zonas de OverBought/Oversold (Sobrecomprado/Sobrevendido): quando o valor do MACD aumenta (na prática isto significa que o valor da média móvel exponencial de mais curto prazo diminui face ao valor da média de 26 dias), é provável que a cotação do título esteja OverBought (Sobrecomprado). Como conseqüência poderá haver uma queda na sua cotação pelo que é dado um sinal de venda.

Divergências: outra interpretação valiosa retirada do MACD é a detecção do fim de uma tendência. Sempre que a evolução gráfica do MACD de um título diverge da evolução gráfica das suas cotações, então está detectada uma divergência. Se o MACD está a atingir mínimos sucessivos e a sua cotação não, estamos perante uma divergência Bearish (baixista / vendedora), sendo provável que as cotações venham a cair. Se o MACD está a atingir máximos sucessivos enquanto a sua cotação não atinge novos máximos, estamos perante uma divergência Bullish (altista / compradora) sendo provável que a cotação do título venha a subir.

Note-se que o MACD não é um indicador que antecipa mudanças no mercado. O MACD é na realidade um indicador que segue a tendência do mercado.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Otaviano comentou:

Gostei bastante.
Com certeza me deu uma boa orientação.
Agradeço muito.
Boa sorte e até mais


Enzo MG comentou:

Otaviano, grato pelo incentivo, seja bem-vindo.


COSLOP comentou:

Estou entrando na Bolsa.
Precisava encontrar análise gráfica.
Encontrei aqui, com admirável didática.
Obrigada.


Fernando comentou:

Estou encontrando conteúdos muito bons no site. Parabéns.
Neste artigo, sugiro explicar mais sobre as zonas de OverBought/Oversold. É dito "quando o valor do MACD aumenta(...) provável que a cotação do título esteja oversold". Porém não fica claro sobre o quanto aumenta, e qual a relação disso com a sugestão de compra/venda. Também acho que cabe alguma explicação sobre o valor do MACD estar abaixo ou acima de zero. O que significa? Outra dúvida minha é com qual(ais) outro(s) indicadore(s) se deve utilizar este indicar. Abraços.


flavio comentou:

gostei tambem.
agradecido
espero conseguir utiliza-lo


roniselton comentou:

Muito bom!!!!
Gostei da clareza do conteúdo...
Segue como sugestão mais exemplos da aplicação do indicador em outros vários ativos.....


Samuel comentou:

Muito bom.. Era isso que estava procurando! Está nos meus favoritos!


tobias comentou:

olá, gostaria de saber por qual motivo um indicador diverge?
e quais tipos de divergencias existem!


MARCELO comentou:

SE O MACD NAO É UM INDICADOR QUE ANTECIPA MUDANÇAS NO MERCADO, QUAL É O QUE INDICA? OU SERA QUE EXISTE UM QUE INDIQUE?


Roberta comentou:

Olá! Achei este site muito legal. Quanto a este artigo, tenho uma dúvida referente ao antepenúltimo parágrafo: quando há sobrevenda, não deveríamos efetuar a compra pela possibilidade de os preços subirem?


Danilo comentou:

Olá Roberta, grato por sua observação. Apenas o termo OverBought/Oversold no exemplo está invertido, mas a leitura estava correta.


Wesley Oliveira comentou:

Gostei muito boa ajuda.


Thiago Chaves comentou:

vlw


é um otimo indicador de oscilador para metatrader, só estou com duvidas para configurá lo com medias moveis de 10 dias e 144 dias


Hassen Hamdan comentou:

Olá... Gostei bastante e cheguei até aqui por uma dificuldade. Estou inserindo a MACD no gráfico do MT4, mas aparecem apenas a linha da MACD e as barras de volume. Como faço para aparecer a linha de sinal que vai indicar as entradas quando cruzar com a MACD? Desde já meus agradecimentos.!


ricluis comentou:

Muito bom o conteúdo. Bem esclarecedor para iniciantes como eu. Obrigado.


Ricardo Firmino comentou:

Mais uma dica excelente.

Parabéns!!!


 
Publicidade

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Todos os dia alguém me pergunta se as ações vão subir ou vão cair? Tenho duas respostas para esse tipo de pergunta: uma é irônica, a outra é muito séria. Esta deveria ser a única mas, ai não teria graça! Ninguém quer errar, mesmo quando se antecipa os fatos. Eu também não quero e antecipo os acontecimentos com uma profecia infalível...

O processo de escolher uma ação tem uma distinção duvidosa de ser bom ou ruim. A nossa formação religiosa cultural impede de se fazer uma avaliação isenta dos preconceitos que carregamos desde a infância. Por outro lado, os grafistas e fundamentalistas não se entendem. Certo é que, se alguém deseja ganhar dinheiro deve...

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.