StochRSI Ações Opções Análise Técnica Investimentos Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

StochRSI

Fonte: Stockchat

StochRSI

O que é, como funciona, como usar e como se calcula esse indicador de análise técnica (análise gráfica).

obs: É preferível que se tenha conhecimento sobre o RSI (IFR) e o Stoch (Estocástico) para ler sobre este indicador).

Desenvolvido por Tushard Chande e por Stanley Kroll, o StochRSI é um oscilador que mede o nível do RSI relativamente ao seu "range" durante um determinado período de tempo. O indicador usa o RSI como base e aplica-lhe a fórmula dos indicadores estocásticos. O resultado é um oscilador que varia entre 0 e 1.

De acordo com estes dois autores, o RSI pode situar-se abaixo de 20/30 e acima de 70/80 durante largos períodos de tempo sem se encontrar em situação "oversold"/"overbought". Assim, para aumentarem a sensibilidade na forma que como o RSI fica "overbought" ou "oversold" foi criado o StochRSI.

Tal como sabemos, o RSI é um oscilador de "momentum" que comprara magnitude dos ganhos, com a magnitude das perdas em determinado título, durante um certo período de tempo. Os indicadores estocásticos são também osciladores de "momentum", mas que comparam o preço de fecho relativamente aos preços máximos e mínimos de um determinado período de tempo.

As fórmulas dos indicadores são as seguintes:
RSI = 100 - (100/((1+ ganhos totais/n)/(perdas totais/n))
Estocástico:
%K = 100 x ((Preço de fecho mais recente - mínimo (n))/ (Máximo (n) - Mínimo (n))
%D = média móvel simples de 3 períodos do %D
StochRSI = (RSI (n) - Mínimo do RSI (n))/(Máximo do RSI (n) - Mínimo do RSI (n)))

Das fórmula acima, podemos verificar que o StochRSI é o estocástico aplicado ao RSI, ou seja, é um indicador do RSI e não do preço. No entanto, tal fato não impede o indicador de dar sinais válidos para entrar no mercado. Quando o RSI estabelece um novo mínimo para um determinado número de períodos, o StochRSI terá um valor de 0 e quando faz um novo máximo, assumirá o valor 100. Uma leitura de 0.20 significará que o atual RSI está 20% acima do valor mais baixo do período ou 80% abaixo do valor mais elevado do período. Um valor de 0.80 significa que o atual RSI está 80% acima do nível mais baixo do período ou 20% abaixo do nível mais elevado.

Existem vários tipos de sinais:
"Crossovers overbought e oversold": Se uma tendência de alta está claramente identificada em determinado ativo, então um sinal de compra seria gerado quando o "StochRSI" avança de "oversold" (abaixo de 0.20) para cima de 0.20. Analogamente, se um "downtrend" está perfeitamente identificado, então um sinal de compra seria gerado quando o StochRSI cai para baixo da zona "overbought", ou seja, desce de 0.80.
"Crossovers" da linha central: alguns traders procuram por cortes da linha 0.50 (a linha central) para confirmar os sinais e reduzir o perigo de inversões. Uma alta de uma zona oversold para cima de 0.50 constituiria um sinal de compra que não seria anulado quando passasse para baixo de 0.50. Analogamente, uma quebra de uma zona "overbought" para baixo de 0.50 constituiria um sinal de venda, que apenas seria anulado quando este subisse para cima de 0.50.

Divergências positivas e negativas: Uma divergência positiva seguida de uma ascensão acima de 0.20 constituiria um sinal de compra e uma divergência negativa seguida de um queda abaixo de 0.80 funcionaria como um sinal de venda.


Falhas: Caso se assista à indicações de sinais que falham (o valor desce de 0.80, mas passado um dia volta a subir, por exemplo) os autores dos indicadores aconselham ao encerramento de posições.
Forte tendência: Tal como em diversos osciladores, o StochRSI pode ficar "overbought" (ou "oversold") e permanecer nesse estado durante muito tempo. Uma alta para cima de 0.80 pode indicar que o título está "overbought", mas também pode querer dizer que o título segue uma clara tendência de alta. O mesmo raciocínio pode aplicar-se a títulos "oversold".
Exemplo

StochRSI, Estocastico IFR RSI, stoch, indicador, indicadores técnicos, análise técnica, oversold, overbought, sobrecomprado, sobrevendido

No exemplo acima, a ação fez um pico em Junho de 1999 e entrou posteriormente num claro "downtrend". De acordo com os seus autores, o StochRSI seria o indicador mais apropriado para tomar decisões de venda, dadas as condições. Cada vez que o StochRSI sobe acima de 0.80, uma situação "overbought" ocorreria. Quando um indicador desce do seu nível "overbought" (cai para baixo de 0.80), um sinal de venda seria dado.

Entre Março e Junho, o indicador sinalizou 4 sinais de venda; cerca de um por mês. O sinal de venda de Julho não foi reconhecido porque houve uma possível mudança na tendência. À medida que o título foi fazendo novos mínimos, o "downtrend" permaneceu intacto. Um mínimo maior no fim de Junho foi seguido por um máximo maior em Julho o que questionou a força e a validade do "downtrend". Quando o máximo maior tomou lugar, o sinal do StochRSI poderia requerer ajustamentos para proteção contra inversões.

Tentar comprar o título em altas acima de níveis "oversold" provaria ser uma estratégia errada. Houve retrocessos em Março e Maio que resultariam em algumas más compras. Esta instabilidade na zona por volta de 0.20 poderia ter levado à indicação de sinais de encerramento de posições curtas de forma prematura. Quando uma ação está em tendência de queda, é, por vezes, prudente subir o nível do sinal de forma a obter sinais de compra (ou encerramento de posições curtas) mais fiáveis. Neste caso, um "trader" poderia ter considerado que o sinal de compra (ou fecho de posição) apenas se daria caso o StochRSI subisse acima de 0.50. Este procedimento eliminaria os falsos sinais de Março e Maio.

Conclusão:
É importante lembrar que o StochRSI é um indicador de outro indicador. A sua função é prever novos extremos no RSI antes mesmo desse indicador atingir esses valores. Como é um indicador de outro indicador é ainda mais afastado do preço e, portanto, muito sensível, sendo por isso propenso a falsos sinais, especialmente se for utilizado incorretamente. Tal como noutros indicadores, o StochRSI deveria ser usado conjuntamente com outros indicadores.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Sabemos que o problema da maioria das economias é o nível de endividamento. Enquanto esse problema não for equacionado, as economias não crescerão num ritmo suficiente para criar novos empregos. Até agora a China era considerada uma ilha de exceção. Entretanto, algumas notícias revelam um quadro um pouco preocupante. Os jornais noticiam uma crise de crédito...

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Relação das empresas com aumento de volume significativo.