Bandeiras e Flâmulas Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Chat sobre bolsa de valores e investimentos
 
Dow tempo real
Publicidade

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores; mesmo assim, não gostamos de lembrar das perdas...

Os investidores estrangeiros representam mais de 1/3 dos négocios na bovespa. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado.Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

  • luisfelipeborges comentou:

    Olá, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente site. Seus comentários são precisos e didáticos. Porem, me surgiu uma dúvida. Gostaria saber se é possível,...


  • Hernane comentou:

    Excelente artigo e ajudou muito! Por favor continuem publicando! Abraços - Hernane.


  • Michelan comentou:

    Fácil de compreender,gostei. Parabenizo o site pela boa explicação.


  • Luiz comentou:

    Perfeita explicação


  • Fernando comentou:

    Muito bom esse conteúdo sobre opções


Bandeiras e Flâmulas

Bandeiras e Flâmulas
(Flags e Pennalts)

O que é e como analisar esse padrão de formação gráfica. (curso gratuito de análise gráfica)

As bandeiras" e "flâmulas" (também conhecida como ´bandeirola´) ("flags" e as "pennants") são formações de continuação de curto prazo que marcam uma pequena consolidação antes da continuação do movimento prévio. Estas formações são usualmente precedidas por um avanço acentuado ou queda com forte volume, e marcam o ponto médio do movimento.

Flâmula

Movimento acentuado: para ser considerado um padrão de continuação, deverá existir evidência de uma tendência prévia bem marcada. Estes movimentos de alta ou baixa ocorrem, normalmente, com volumes fortes e podem conter "gaps". Este movimento representa a primeira etapa de uma alta/baixa significativa e o a "bandeira/flâmula" é apenas uma pausa.
"Mastro" ("flagpole"): o "mastro" é a distância do primeiro "ponto de fuga" ("breakout") de resistência ou suporte até ao máximo ou mínimo da "bandeira/flâmula"(mastro da bandeira ou flâmula). O movimento de alta/baixa acentuado que forma o "mastro" deveria quebrar uma linha de tendência ou nível de resistência/suporte. A linha que vai desde o "break" até ao máximo da "bandeira/flâmula" forma o "mastro".
"Bandeira": a "bandeira" é um retângulo pequeno cuja inclinação é oposta à da tendência anterior. Os movimentos de preço estão contidos entre duas linhas paralelas.
"Flâmula": uma "flâmula" é um triângulo simétrico que começa largo e que converge à medida que as formações amadurecem (como um cone). A inclinação é, normalmente, neutra. Por vezes, não existirão reações específicas aos "máximos" e "mínimos" do qual se desenharão as linhas de tendência e os movimentos de preço deverão ser contidos dentro das linhas de tendência convergentes.

Duração: as "bandeiras" e as "flâmulas" são formações de curto prazo que podem durar entre uma de doze semanas. Existem alguns debates acerca da duração destas formações e 8 semanas são consideradas um prazo demasiadamente grande. A duração deve situar-se entre uma e quatro semanas. Uma vez que a "bandeira" dura mais de 12 semanas fica classificada como um retângulo. Uma "flâmula" de mais de 12 semanas tornar-se-ia num triângulo simétrico. A confiabilidade das formações que duram entre 8 e 12 semanas é discutível.

"Break": para uma bullish "bandeira" ou "flâmula", uma alta acima da resistência assinala que a alta prévia à "bandeira" vai continuar. Para uma "bandeira" ou "flâmula" "bearish", uma queda abaixo do suporte assinala que a baixa prévia vai continuar.

Volume: o volume deverá ser elevado durante a alta ou baixa que forma o "mastro". Volume elevado fornece legitimidade ao movimento brusco e repentino que cria o "mastro". Uma alta/baixa do volume acima/abaixo do nível de resistência/suporte dá credibilidade e validade à formação e aumenta a probabilidade de continuação.

Alvos: o comprimento do "mastro" pode ser aplicado à quebra da resistência ou suporte da "bandeira/flâmula" para estimar o avanço ou queda.

Apesar de as "bandeiras" e "flâmulas" serem formações muito comuns, as linhas de identificação não devem ser encaradas com ligeireza. É importante que as "bandeiras" e "flâmulas" sejam precedidas por um forte avanço ou queda. Sem este movimento forte, a credibilidade da formação torna-se dúbia e as transações podem ser mais arriscadas.

Bandeira

Movimento acentuado: depois de consolidar por três meses, a ação quebrou a resistência dos 56 e iniciou uma forte alta com o acompanhamento do volume. A ação subiu de 56 para 76 em 4 semanas. (Nota: é também possível que uma pequena "flâmula" formada no início de Maio com resistência perto dos 62.25).
"Mastro": a distância desde o "ponto de fuga" nos 56 até ao máximo de 76 da "bandeira" formam o "mastro".
"bandeira": o movimento de preços estava contido entre duas linhas de tendência paralelas que se inclinavam para baixo.
Duração: de um máximo de 76 até ao "ponto de fuga" nos 72.25, a "bandeira" durou 23 dias.
"Ponto de fuga": o primeiro "ponto de fuga" da linha superior da "bandeira" ocorreu a 21 de Junho sem qualquer aumento de volume. No entanto, o título fez um "gap" de alta uma semana mais tarde e encerrou forte com volumes acima da média (setas vermelhas)
Volume: recapitulando - o volume subiu devido ao forte avanço para formar o "mastro", contraiu durante a formação da "bandeira" e subiu logo após a o "ponto de fuga".
Alvos: o comprimento da "mastro" era de 20 e foi aplicado ao "ponto de fuga" (72.25) para projetar um alvo de "92.25".

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.