Triângulo Simétrico Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Triângulo Simétrico

Triângulo Simétrico

Como analisar essa formação gráfica da análise técnica - (curso de análise gráfica)

Ao contrário dos padrões triângulo descendente e ascendente, a formação em triângulo simétrico não é um padrão gráfico com tendência definida. Relembre-se que o triângulo descendente é uma formação tipicamente bearish enquanto que o triângulo ascendente é uma formação tipicamente bullish.

Clique na imagem para Ampliar
triangulo simetrico, ações, formações graficas, padrões gráficos.

Em termos de padrão, a formação em triângulo simétrico é constituída pelos seguintes elementos:

4 pontos: para se traçar uma linha de tendência são necessários pelo menos dois pontos. Para termos um triângulo simétrico são precisas duas linhas pelo que no total precisaremos de pelo menos 4 pontos. No gráfico acima, a linha superior é formada pelos pontos 2,4 e 6 enquanto que a linha inferior é formada pelos pontos 1, 3 e 5.

Volume: à medida que o triângulo converge para o seu vértice, o volume tende a diminuir refletindo um período de consolidação das cotações.

Duração: tipicamente, um triângulo simétrico pode ter uma duração que irá de poucas semanas até alguns meses.

Direção do Ponto de fuga: à medida que os máximos e mínimos das cotações se vão aproximando, maior é a probabilidade da ocorrência de um ponto de fuga, quer positivo, quer negativo. Tentar apinhar o tipo de ponto de fuga que pode ocorrer é sempre perigoso pelo que o melhor é esperar por uma confirmação.

Confirmação do ponto de fuga: para que um ponto de fuga seja considerado válido, é normal que se estabeleça um limite de 3% na variação da cotação que deverá ser acompanhada por um aumento do volume transacionado.
Preço algo: há dois métodos distintos para determinar qual o preço algo após o ponto de fuga. No primeiro método é medida a distância entre os dois pontos mais distantes do triângulo simétrico. Esse valor deverá ser então somada à cotação em que surgiu o ponto de fuga. Obtém-se assim o preço algo. O outro método passa por traçar uma linha paralela à linha descendente (ponto de fuga negativo) ou à linha ascendente (ponto de fuga positivo) a partir do ponto de cotação mais baixa ou mais alta do triângulo respectivamente.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Carlos comentou:

bem clara e objetiva a definiçao facil entendimento


 
Publicidade

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Os governantes das principais economias, por razões políticas, ainda teimam e sonham com um fim benigno da crise que já perdura por mais de 4 anos. Enquanto isso, a maioria dos investidores continua frustrada com a indefinição do mercado de ações. Os que tiveram sucesso com esse tipo de investimento...