Suporte e Resistências Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Suporte e Resistências

Suporte e Resistência

O que é e como analisar ações : Curso gratuito de análise técnica.

A cotação de um dado título depende essencialmente de um luta entre compradores e vendedores. Tal e qual como um qualquer mercado, o comprador tenta baixar o preço enquanto que o vendedor tenta puxar os preços para cima. Quando o comprador define um preço que ajuda o do vendedor, acontece a transação.

Como ponto de referência, tomemos as cotações da Brisa. Sempre que este título chegou junto dos 8.7 Euros, os vendedores tomaram controle das cotações e impediram que o preço continuasse a subir. A cotação de 8.7 Euros é um nível de resistência, pois a cotação não conseguiu romper esse valor.

Clique na imagem para Ampliar
resistencia, suporte, resistência, tendencia,

Analisemos o período de Julho a Agosto de 1998. Durante essas sessões de Bolsa a cotação esteve sempre acima do nível dos 7.72 euros. Nessa situação, a ação dos compradores fez-se sentir, o que evitou, que a cotação baixasse abaixo do nível de 7.72. Por esta razão, o nível dos 7.72 Euros é definido como sendo um valor suporte.

Em resumo, num nível de suporte, os investidores presumem que as cotações evoluem sempre com valores acima desse valor. Isto pressupõe que a ação dos compradores será sempre mais forte que a dos investidores. No caso de um nível de resistência, o mercado estima que as cotações do título evoluirão sempre em valores abaixo desse valor. Assim, a ação dos vendedores, será sempre mais decisiva do que a dos compradores.

No entanto, não se pode definir a identificação dos níveis de suporte e de resistência como uma fórmula mágica para identificar a evolução de um título. De fato, é habitual que, tanto um nível de suporte como um nível de resistência sejam rompidos.

Nessa situação, o valor de 7.72 Euros era um valor de suporte. No entanto, no dia 30 de Setembro houve um rompimento desse nível. Na pratica isto significou que as expectativas do mercado apontavam para uma queda da cotação do título.

Para que isto aconteça basta, por exemplo, que o mercado reaja à pulgação de uma notícia ou de um rumor!!!

Quando ocorre o rompimento de uma resistência ou suporte, acontece muitas vezes que um nível de suporte se torna um nível de resistência. Essa situação corresponde à expectativa bearish face à evolução de cotação. No extremo oposto temos a situação em que um nível de resistência se torna num nível de suporte. Tal circunstância ocorre numa situação em que está gerada um expectativa Bullish face à evolução da cotação do título.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Nelson Costa comentou:

Nos livros dizem que é para vender no rompimento do suporte.
Pelo seu gráfico onde você mostra o rompimento, se fosse obedecer o que os livros dizem, teria tomado um stop d"aqueles não é mesmo?
Era exatamente aí que tomava muitos STOP


Danilo comentou:

Olá Nelson,
Grato por sua participação.

Na verdade não houve um rompimento, houve uma confirmação do suporte. Apesar das cotações terem cedido um pouco abaixo da linha, lembre-se que a linha é algo imaginário e não se deve preocupar com milimetros no gráfico e sim com o fato gerador que é o comportamento (a atitude) que as pessoas estão tento ou tomando.

att.,


renato melo comentou:

Olá, gostaria de saber se a linha de resistência do gráfico não se aplica também no restante dos meses,onde ela foi rompida no início de setembro?
desde já agradeco e parabens pelo site.


Danilo comentou:

Renato,
sim, se aplica, o obejtivo da ilustração acima é destacar como e onde identificar esses pontos


 
Publicidade

Sabemos que o problema da maioria das economias é o nível de endividamento. Enquanto esse problema não for equacionado, as economias não crescerão num ritmo suficiente para criar novos empregos. Até agora a China era considerada uma ilha de exceção. Entretanto, algumas notícias revelam um quadro um pouco preocupante. Os jornais noticiam uma crise de crédito...

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...