Gap de Exaustão Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: InvestMax : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Gap de Exaustão

Fonte: Stockcharts

Gap de Exaustão

Acontece perto do final da tendência. Em muitos casos, sinaliza o esgotamento da mesma. Caracteriza-se por forte volume, e grande distância entre o fechamento do dia anterior e a abertura no dia do gap. Pode facilmente ser confundido com o gap de fuga, a não ser pelo enorme volume.

Durante longos períodos de queda, o pessimismo pode realmente tomar conta do mercado. Vender tudo e liquidar a posição no mercado passa a ser uma atitude comum entre os operadores. Nesse caso, o gap costuma se fechar rapidamente, já que a tendência está para se esgotar, e logo vai ser revertida.

Da mesma forma, se a tendência é de alta, a euforia toma conta dos investidores, que parecem ter um apetite insaciável pelo papel. O gap se forma de alta, com grande volume. Há uma grande realização de lucros logo em seqüência, e a demanda pelo papel se exaure completamente. A queda de preços dispara o processo de reversão.

Gaps de exaustão são, provavelmente, os mais fáceis para se negociar e lucrar. No exemplo abaixo, note que a alta se estende ainda pelo começo do dia posterior ao do gap, fazendo novo gap na abertura do segundo dia, apenas para desabar em seguida. O volume ampliado deu a dica de que se tratava de gap de exaustão ou de fuga. Pelo tamanho do gap e pela quase duplicação do volume, fica mais clara a caracterização de exaustão.

Tipos de Gap: Gap de Exaustão

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

O processo de escolher uma ação tem uma distinção duvidosa de ser bom ou ruim. A nossa formação religiosa cultural impede de se fazer uma avaliação isenta dos preconceitos que carregamos desde a infância. Por outro lado, os grafistas e fundamentalistas não se entendem. Certo é que, se alguém deseja ganhar dinheiro deve...

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.