Gap: Dicas e Estratégias para Lucrar Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Gap: Dicas e Estratégias para Lucrar

Fonte: Stockcharts

Dicas e Estratégias para Lucrar com Gaps

Apesar de ser interessante conhecer os tipos de gap, a tipologia só pode ser observada após o período de negociação estar encerrado. Ou seja, após o ativo continuar em trajetória para cima ou para baixo, e fechar o “candle” (vela, ou candelabro). Ainda que isso seja útil para a compreensão da tendência de longo prazo, pode ser um pouco tarde para que você negocie e ganhe dinheiro em cima do gap.

Existe, porém, um método simples de negociação baseado em gaps, mais voltado para ganhos de curto prazo. Trata-se de identificar, logo na abertura, os papéis que apresentam gap com relação ao período, geralmente o dia, anterior. Identificado o ativo, o principal pilar da estratégia é a observação da primeira hora do pregão após a formação do gap. Essa disciplina é o mais importante, trata-se de controlar a ansiedade e dar ao mercado um intervalo para que ele deixe mais pistas de como o pregão se desenvolverá.

Se o gap é de alta, e o mercado continua forte após a primeira hora, você coloca uma ordem de compra dois pontos acima da máxima atingida na primeira hora (Um “ponto” é definido como o “spread” de compra e venda observado tipicamente no ativo. Na prática, um pouco acima da máxima em questão.). Porém, se não há suficiente pressão de compra, a primeira hora do pregão vai mostrar os preços em trajetória descendente. Nesse caso, a dica é da mesma natureza: coloque sua ordem de venda dois pontos abaixo da mínima atingida até o final da primeira hora.

A mesma estratégia vale para os gaps de baixa.

Mais dicas

Os operadores mais agressivos podem adotar uma tática mais arriscada. Eles nem esperam o rompimento de máximas ou mínimas. Basta que o mercado dê um repique na direção da máxima ou mínima, e eles já entram na metade do repique. Ou seja, no ponto médio entre o início da tendência e a máxima/mínima em questão. Um ponto importante para que essa estratégia dê certo é que o volume esteja alto, pelo menos o dobro da média dos últimos dias. Obviamente, altos volumes também podem propiciar reversões súbitas. Por isso, a tática só é aconselhável para operadores experientes, que já dominam o método básico, e sabem trabalhar com stops mentais, além dos stops físicos colocados no computador.

Aliás, é sempre importante trabalhar com stops no computador. Na compra, a sugestão é de que o stop fique posicionado 8% abaixo do preço em que você comprou. Se o negócio estiver dando certo, é só ir subindo o stop. Assim, você vai acompanhando a alta do papel e lucrando com ela, enquanto a tendência continua a seu favor. Já para a venda, que é sempre mais perigosa, recomendamos um stop de apenas 4% acima do seu preço de venda. Claro, se der certo, você vai baixando o nível do stop, a operação vai entrando em região de lucro, e mais e mais lucro vai sendo travado.
Como no primeiro exemplo, enquanto a tendência for a seu favor, o lucro assegurado só vai aumentando, e o processo cessa quando a tendência vira contra, o stop é ativado, e você realiza o lucro automaticamente.

Vale uma observação com relação aos gaps

Image

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Todos os dia alguém me pergunta se as ações vão subir ou vão cair? Tenho duas respostas para esse tipo de pergunta: uma é irônica, a outra é muito séria. Esta deveria ser a única mas, ai não teria graça! Ninguém quer errar, mesmo quando se antecipa os fatos. Eu também não quero e antecipo os acontecimentos com uma profecia infalível...