O que é Mercado Futuro : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

O que é Mercado Futuro

O que é Mercado Futuro

Há duas coisas que você precisa saber sobre investir contratos futuros antes de entender seu funcionamento:

– o mercado futuro é uma evolução do mercado a termo;

– os contratos futuros são negociados somente em bolsa.

1. Definição

Tal como no contrato a termo, você se compromete a comprar ou a vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para liquidação em data futura. A principal diferença é que, no mercado a termo, os compromissos são liquidados integralmente nas datas de vencimento; no mercado futuro, esses compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado acerca do preço futuro daquele bem, por meio do procedimento de ajuste diário (que apura perdas e ganhos).

O mecanismo de funcionamento do mercado futuro imprimiu característica importante na negociação para liquidação futura: a competitividade. A homogeneidade dos produtos, a transparência e a velocidade das informações e a livre mobilidade de recursos permitem que os preços se ajustem conforme as leis de mercado, ou seja, de acordo com as pressões de oferta e procura. Como os participantes podem entrar e sair do mercado a qualquer momento, os futuros tornaram-se muito importantes para as economias em face de sua liquidez.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Marcos comentou:

muito obrigado...


Thales comentou:

Explicação show, consegui entender com detalhes como funciona esse mercado. Valeu!!


luisfelipeborges comentou:

Olá,
gostaria de parabenizá-lo pelo excelente site. Seus comentários são precisos e didáticos. Porem, me surgiu uma dúvida.
Gostaria saber se é possível, no mercado futuro, transformar uma venda descoberta em venda coberta. Por exemplo, eu presumo que o preço da ação BVMF3 está muito caro e vai cair em breve, então realizo um PUT para o próximo dia 17, pelo preço de R$ 11,00. Dois dias depois de eu dar essa ordem, a cotação dessa ação cai 5%. Então, eu quero saber se é possível comprar essa ação após sua cotação cair para que eu possa "cobrir" e liquidar minha operação no mercado futuro com lucros garantidos.

Cordialmente,
Luís Felipe


Danilo comentou:

Olá Luís,
obrigado por seus comentários.
Sm, você pode fechar ou cobrir posições a qualquer momento.


 
Publicidade

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.