Operando com gráficos no Mercado de Ações Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Operando com gráficos no Mercado de Ações

Operando com gráficos no Mercado de Ações entendo a retração do dia 17 de agosto de 2009

"Para aqueles não familiarizados com o tema vou tentar explicar como os gráficos silenciosamente mandam mensagens sutis para os observadores acostumados com as manhas do mercado" Existe uma disputa acirrada e sem sentido entre grafistas e fundamentalistas. Para aqueles não familiarizados com o tema vou tentar explicar e colocar uma figura para mostrar como os gráficos silenciosamente mandam mensagens sutis para os observadores acostumados com as manhas do mercado.

Os fundamentalistas acreditam que o valor de uma ação não depende de sentimentos humanos e por isso o investidor deve entender dos fundamentos econômicos e administrativos antes de se aventurar na compra de uma ação. Por outro lado, os grafistas exageram e acreditam que os gráficos revelam tudo que for necessário pra uma boa decisão porque refletem os sentimentos dos investidores.

"conhecimento aumenta nosso poder e a ignorância sai sempre mais cara do que o saber" O mercado de ações é instável e irracional e temos que aceitar e entender a imprevisibilidade dele, concentrando esforço nos movimentos que são favoráveis às nossas decisões. Não podemos nos dar ao luxo de rejeitar qualquer informação que venham dos grafistas ou dos fundamentalistas. Não podemos esquecer que em negócios e na vida cotidiano, conhecimento aumenta nosso poder e a ignorância sai sempre mais cara do que o saber.

"Os fundamentalistas estão certos em afirmar a necessidade de se entender a base econômica de uma ação, mas os grafistas estão corretos em afirmar que os preços exibidos pelos gráficos já descontaram os sentimentos do mercado" Os fundamentalistas estão certos em afirmar a necessidade de se entender a base econômica de uma ação, mas os grafistas estão corretos em afirmar que os preços exibidos pelos gráficos já descontaram os sentimentos do mercado. Hoje (dia 17 de agosto 2009) o mercado aqui nos Estados Unidos e no Brasil caiu substancialmente indicando uma correção na trajetória altistas. Essa correção já era prevista tanto pelos fundamentalistas como pela imagem refletida nos gráficos.

Os fundamentalistas argumentavam que essa subida rápida que vinha ocorrendo desde Março não podia se sustentar porque a economia não havia mudado. Esse sentimento havia se intensificado na semana passada e na boca dos donos da verdade, essa Segunda-feira apenas vindicou suas profecias. Profeta que acerta é um saco, pois ficam cutucando os céticos com vara curta!

"O problema é que os gráficos transmitem mensagem diferentes dependendo da formação observada" Por outro lado, os grafistas insistem que os gráficos já haviam avisado que o mercado se aproximava de uma queda ou correção da onda altista. O problema é que os gráficos transmitem mensagem diferentes dependendo da formação observada. Se olharmos o gráfico diário, ele não indica queda de forma consistente, apenas algumas oscilações que mostram que talvez aquela força altista esteja se enfraquecendo.

Entretanto, quando mudamos o gráfico para a formação de 30 minutos ou uma hora, a coisa muda de figura. Notamos o seguinte: nos dias 5, 6, 11, e 14 deste mês o índice Dow Jones bateu em cima de suportes sem poder rompê-los até o dia de hoje. Isto mostra que a força altista ainda era forte, mas o fato desses suporte se alinharem na mesma posição, indicava também que não havia motivos para formação de suportes em posições mais elevadas, mal sinal – mercado lateral!

Agora vejamos, durante esses dias o mercado formou um canal lateral com um pequeno desnível entre as resistências. Esse seria o sinal esperado pelos oráculos para definir uma retração que vem se confirmando no dia de hoje. Durante esse período o gráfico de 60 minutos mostra que o mercado sustentou três resistências nos dias 7, 12 e 13. As resistências irrompidas formam, com os suportes, um leve triângulo descendente. Essa é imagem divina dos grafista que mostra aos crédulos no sistema que eles estavam certos sobre o recuo esperado nesse curto prazo. Confira com o gráfico abaixo.

Para completar o raciocínio, acrescentei um oscilador estocástico na janela inferior do gráfico. Podemos ver claramente duas coisas: um leve triângulo descendente na janela superior e uma tendência de baixa revelada pelo estocástico na janela inferior. Portanto, as tripas da pomba (oráculo grego) indicavam recuo, vamos ver se essa queda se sustenta ainda hoje ou nos próximos dias.

Um lembrete aos curiosos; aqui nos Estados Unidos existe um grupo razoável de operadores que utilizam os triângulos para operar. Não sou adepto de nenhuma técnica especifica, mas jogo com todas, pois quando não existem contradições, elas ajudam a operar no mercado de ações e nos outros que utilizam gráficos.

Professor Metafix

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

roniselton comentou:

Concordo com a opnião de que nenhuma nem outra é melhor. Temos é que extrair a informação que cada uma pode nos dar e vencer mais vezes.
Sucesso!!!!!


flaviomjr2005 comentou:

não gosto muito de analise tecnica empirica... triangulos, oco, retangulos... são muito subjetivas e depende de quem analisa... prefiro a análise técnica estatística.


JOSE MANOEL comentou:

professor, como vc fixa suporte e resistência? pelo preço de fechamento ou pelos pontos mais extremos ?pois esse gráfico não usou nenhum deles.


 
Publicidade

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores; mesmo assim, não gostamos de lembrar das perdas...

Todos os dia alguém me pergunta se as ações vão subir ou vão cair? Tenho duas respostas para esse tipo de pergunta: uma é irônica, a outra é muito séria. Esta deveria ser a única mas, ai não teria graça! Ninguém quer errar, mesmo quando se antecipa os fatos. Eu também não quero e antecipo os acontecimentos com uma profecia infalível...

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...