Por que investir em ações na bolsa de valores? Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Por que investir em ações na bolsa de valores?

Danilo

Por que investir em ações na bolsa de valores?
A nova realidade às alternativas de investimentos

Com certeza o desejo de muitos é saber onde colocar aquele dinheiro suado que vai se juntando ao longo do tempo "Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde investir para obter o melhor ganho? É a hora de investir em ações na bolsa?" para ter uma melhor rentabilidade. Com o Brasil entrando na realidade do patamar dos juros internacionais, com a Selic cada vez mais baixa (consequentemente os retornos para investimentos em renda fixa também), ficam as perguntas: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde investir para obter o melhor ganho? É a hora de investir em ações na bolsa?

Primeira questão: Ainda vale a pena investir em renda fixa?

Atualmente a taxa de juros referencial, a Selic, está em 8,75% ao ano, isso é quanto o governo paga para os banco, mas dificilmente um investidor comum conseguirá esse valor, as letras do tesouro, por exemplo, não passam de 7 % a.a. atualmente, consequentemente fundos de renda fixa também não passam disso. Outro ponto importante que não devemos desconsiderar são os tributos, taxas e a inflação do período, pois isso tem forte impacto no resultado final.

Vamos fazer um exemplo com as informações acima. Digamos que você tenha um bom relacionamento com o seu banco (e um bom volume para aplicação) e então você conseguiu 8% a.a para aplicar seu dinheiro, Vamos ver quanto sobra líquido para você. Primeiro temos que descontar o imposto de renda, que para aplicações de renda fixa, pode variar de 15 a 22,5%, vamos pegar 20% para facilitar as contas, que é a taxa para quem permanecer mais de 6 meses; (8% descontados 20% = a 6,40% a.a). Agora vamos descontar a inflação, que é o poder de compra que seu dinheiro perde com o passar do tempo devido ao aumento de preço do custo de vida, a meta de inflação deste ano, é de 4,5% a.a (deve dar mais, mas essa é a meta, e vamos pegá-la como base); então agora temos 6,40% - 4,5%, sobram 1,9%. "sendo assim dos 8%a.a sobra apenas um rendimento liquido de 0,9% ao ano!" Bom, não parou por aí, tem a taxa de administração que é cobrada pelos bancos, que pode variar de 1% a 4% ao ano, como neste nosso exemplo você é um grande investidor e tem um bom relacionamento no banco, vai pagar o mínimo de 1%; Concluindo, 1,9% - 1% de taxa de adm., sendo assim dos 8%a.a sobra apenas um rendimento liquido de 0,9% ao ano! Sim, está tudo correto, é isso mesmo.

Renda Fixa descontanda (ganhos líquidos)

Bom, pra quem ainda não tinha feito essas contas, já deu pra perceber que o máximo que se tem atualmente com a renda fixa é a atualização do capital, praticamente não sobra ganho algum sobre o dinheiro investido. Com a poupança a estória não é muito diferente, projetando algo em torno de 6,5% para este ano, sem o Imposto de renda e sem a taxa de administração, sobram 2% líquidos ao ano; lembrando que agora a poupança é isenta do imposto de renda apenas para investidores com menos de 50mil.

Segunda questão:
Onde investir para obter o melhor ganho? É a hora de investir em ações na bolsa?

Agora chegou na questão na qual todo mundo quer saber! Com o histórico de nosso país, com um passado de juros alto, instabilidade econômica e mais um monte de coisas que não preciso nem citar, onde se inclui também "países desenvolvidos o percentual da população com algum investimento em renda variável é, em média, superior a 80%, em quanto no Brasil não chega nem a 0,5%"uma questão social e cultural, ao longo dos anos os brasileiros adquiriram uma certa desconfiança quando o assunto é investimento em bolsa de valores, seja pelo cenário econômico que nosso país na viveu, seja pela questão cultura do brasileiro por não ter acesso fácil ao conhecimento para investir em ações. Nos Estados Unidos e em países desenvolvidos o percentual da população com algum investimento em renda variável é, em média, superior a 80%, em quanto no Brasil não chega nem a 0,5%.

O que pouca gente sabe é que a bolsa de valores possui alternativas de investimentos para todos os perfis de investidores, dos arrojados aos mais conservadores. Você pode por exemplo fazer investimentos na bolsa de valores onde não há possibilidade de perda do capital, que são operações conhecidas como capital protegido, muito difundidos nos POPs da Bovespa (operações combinadas com ações e opções em operações de baixo risco para o investidor), ou seja, nesse tipo de operação você pode ter um lucro máximo já pré-conhecido, algo em torno de 3% em média ou então não perde nada. Há também operações box, esse tipo de operação é tão parecido com a renda fixa (apesar de em geral permitir taxas melhores) que o governo exige o recolhimento de IR como uma operação de renda fixa (em geral operações em bolsa tem tributação melhor, além de isenções). E esses são apenas alguns exemplos, existem várias possibilidades...

Uma outra consideração importante para investimentos em bolsa de valores, e que no Brasil não tem se dado a devida importância (provavelmente por essa cultura dos juros altos), são os dividendos pagos pelas empresas, que nada mais é do que a distribuição dos lucro para os acionistas, lembrando que quem adquire uma ação torna-se sócio de uma empresa e portanto tem direito aos proventos.

"Os dividendos têm uma característica muito importante: o imposto de renda já é descontado na fonte, portanto o valor recebido já é líquido" Os dividendos têm uma característica muito importante: o imposto de renda já é descontado na fonte, portanto o valor recebido já é líquido. Outro fator importante é que em geral as empresas estão com os preços de seus produtos sempre atualizados com relação a inflação, portanto a atualização de seu patrimônio Exemplo de dividendos pagos em 12 meses.
Exemplo de dividendos pagos em 12 meses.
ocorrerá naturalmente. Além disso as empresas usam uma parte do lucro para reinvestir na própria empresa, fazer ampliações da capacidade produtiva, abertura de novos mercados, etc.

É claro que o preço da ação pode oscilar muito, mas em geral essas oscilações no preço das ações não alteram o desempenho da empresa e nem tampouco seus lucros e consequentemente seus dividendos. Além disso, como já citei, apenas uma parte dos lucros é distribuída nos dividendos, outra parte é usada para reinvestir na empresa, contribuindo para um crescimento futuro ainda maior (possibilitando dividendos futuros ainda maiores). É por isso que se diz que as ações possuem um viés natural de alta, porque no longo prazo uma empresa deve apresentar melhores retornos que investimentos em renda fixa, senão não faria sentido ela existir.

Se você também quiser investir em ações na bolsa de valores, procure fazer um curso de investimento para ter o conhecimento que vai lhe permitir obter bons ganhos. Seu primeiro investimento é com o seu conhecimento, pois exatamente o que ainda deixa muitas pessoas no Brasil de fora desse mercado é a falta de conhecimento no mesmo, e muito acabam entrando sem o preparo necessário para fazer isso e acaba não tendo o retorno que deveria, muitas vezes culpando o sistema, quando na verdade foi ele que já começou sem o preparo necessário. Hoje as facilidades são muitas, aqui mesmo no portal Investmax você pode aprender a investir sem sair de casa ou do seu escritório, com o conforto de um curso interativo e on-line.

Agora é com você, ao ler este artigo você já deu os primeiros passos demonstrando interesse e preocupação para ter um bom rendimento para seu dinheiro, agora basta você fazer a sua escolha se fica com a renda fixa ou se permite adequar-se ao novo cenário que o país está entrando e aprende a investir em ações. Desejo sucesso nesse processo e, caso precise, a Investmax se coloca a disposição para ajudá-lo neste caminho.

Danilo Coscioni
InvestMax


Tópicos Relacionados:

Como investir em ações na bolsa de valores
Melhores seu desempenho na bolsa usando Análise Técnica
Curso do Mercado de Opções

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

iwanaga comentou:

Muitos nao investem no mercado de açoes por falta de conhecimentos e medo, porem poercebe-se a grande oportunidade que existe nesse mercado de obter rendimentos melhores que poupanças e CDB"s, mesmo investindo de forma conservadora. Muito bom o artigo.


Guilherme Dembitzky comentou:

Oi gostaria de receber informações sobre investimentos!


José Heber Pereira comentou:

Boa noite...
Gostaria de um exemplo bom de investimento, eu quero investir R$100.000.00 e resgatar/negociar um ano após...
Gostaria de saber como investir, acompanhar e claro de onde vem a segurança do investimento, tipo assim, se eu tenho um imovel eu tenho a escritura e em ações, como funciona...


cavalcanti comentou:

Muito interessante seu ou os seus comentatrios e estou bastante curioso e tambem receioso de entrar neste tipo de negocio.


Danilo comentou:

Eu não inventei nada neste artigo, só juntei os fatos! Esse tipo de investimento é bem comum em países desenvolvidos onde a taxa de juros real é mto baixa, e a cultura e informação das pessoas, em média, é bem maior. Por isso é bem recomendado que antes de se iniciar no mercado busque informações, faça cursos, etc, para poder seguir uma estratégia com conhecimento e disciplina.


eric comentou:

Olá Danilo, conheci o site há pouco tempo devido a um trabalho sobre a bolsa de valores na faculdade e me interessei no assunto. Gostaria de saber onde posso encontrar cursos para investidores, na internet ou em São Paulo, se você tiver alguma recomendação ou coisa do tipo. Muito obrigado.


marcio araujo comentou:

lembrando que agora a poupança é isenta do imposto de renda apenas para investidores com menos de 50mil.
A poupança é isenta em qualquer valor.


Julia comentou:

Oi eu gostaria de saber se ha uma idade minima para uma pessoa começar a investir na bolsa? E se tem um valor minimo para fazer esse investimento? Obrigada.


Danilo comentou:

Olá Julia, não há valores mínimos e a idade é a partir dos 18; antes disso, precisa de concordância dos responsáveis.


Adilson Pereira Sorer comentou:

Boa Noite!

Sempre fui interessado em investir na bolsa mais, não consigo sanar minhas dúvidas sobre quanto investir em uma determinada ação e qual rendimento teria a longo ou a curto prazo.
Já na compra de títulos do tesouro tenho todas as informações on line.


Élida comentou:

Essa diferença entre Brasil e Estados Unidos nas estatísticas de pessoas que investem seu dinheiro é por falta de divulgação de informação.

A televisão no Brasil apenas deixa as pessoas alienadas em comprar, comprar, comprar. Várias informações úteis são muito pouco mencionadas no jornais e programas, deixando as pessoas leigas em assuntos até mais simples.

Ações são pra mim o melhor tipo de investimento que existe, basta estudar e se manter informado.

O mercado de ações não foi feito para os preguiçosos.


 
Publicidade

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Todos os dia alguém me pergunta se as ações vão subir ou vão cair? Tenho duas respostas para esse tipo de pergunta: uma é irônica, a outra é muito séria. Esta deveria ser a única mas, ai não teria graça! Ninguém quer errar, mesmo quando se antecipa os fatos. Eu também não quero e antecipo os acontecimentos com uma profecia infalível...