O Desperdício dos Gráficos Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

O Desperdício dos Gráficos

O Desperdício dos Gráficos

            Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período. Às vezes, velas de um dia mostram preços caindo, enquanto velas de uma hora indicam preços subindo. Tenho chamado a atenção dos colegas para eliminar essa contradição, conciliando todas as direções com um método que o chamo de alinhamento automático. Tentarei demonstrar em poucas linhas que existe outra forma bem mais simples, porém mais restrita, para operar com mais segurança sem a necessidade de ficar pulando de um tempo pra outro.
            Os gráficos são dinâmicos e o tempo é a única variável que conhecemos como determinante das mudanças de preço, mas não temos controle sobre ela. E, por isso, ficamos a mercê de mudanças inexplicáveis que os profetas do acaso tentam prever na base do chute. Pois, na realidade, como dizia J.K. Galbraith, só existem dois tipos de previsores, aqueles que não sabem e aqueles que sabem que não sabem.
            Mesmo sem saber, não podemos operar sem ter um idéia ou alguma expectativa quanto a direção dos preços. Os gráficos são de fundamental importância para ajustar nossas expectativas, mesmo para quem não opera olhando-os pular na tela de um computador. A final de contas, todos usamos os gráficos de alguma forma. Podemos acompanhá-los na tela de um computador ou formar uma imagem mental tirada dos números que formam os preços ao longo de linhas imaginárias.
            Quando usamos um gráfico mental, ele força-nos a se manter fiel a um determinado tempo gráfico quer seja de um dia, de uma semana ou outro período que adotarmos. Por exemplo, quando pensamos num movimento diário, não nos preocupamos com o sobe e desce os preços, mas se eles subiram ou caíram do ponto A ao ponto B naquele dia. Assim, temos uma imagem simples e fixa do que aconteceu. Entretanto, a tela do computador aumenta nossa curiosidade e inquietação; queremos ver os movimento dos preços em todos tempos, até de um minuto! Infelizmente, quanto menor o período que escolhermos, mais confuso e menos significante torna-se o exercício. Portanto, por que não simplificar e trabalhar apenas com um período fixo sem se preocupar com os movimentos menores dentro dele?
            A questão que levanto é a seguinte: se mentalmente criamos imagem que funciona muito bem dentro de um período fixo, por que não fazer o mesmo no computador? Operar com um período fixo aumenta a confiança e elimina as dúvidas quanto a direção dos preços. Isto é, se vamos operar com gráficos diários por que ficar alterando pra lá e pra cá? Isto confunde a maioria dos operadores! Fica tão simples usar uma média móvel para ajudar vê a tendência! Podemos nos guiar com uma média móvel, comprando nos suportes e vendendo nas resistências dos preços que se formam acima dela.
            Os gráficos são derivados de séries temporais, mas o tempo é tão mutável que quando o procuramos ficamos tontos e inebriados procurando caminhos e respostas em vez de planejar e determinar o que queremos atingir. Controlar o tempo não é possível, mas podemos administrá-lo estabelecendo um período de operação fixo que satisfaça nossas expectativas temporais. Isto é, se vamos operar para colher lucros de curtíssimo prazo, devemos nos guiar com gráficos de períodos bem curtos, de hora por exemplo. Se desejarmos lucros que serão produzidos por períodos mais longos, então vamos utilizar gráficos de dias ou semanas, e assim por diante. Cada um deve escolher o período que for mais conveniente e de acordo com as oscilações e repiques ao longa de uma tendência determinada por aquele período.
            Outro dia saiu um notícia que o Warren Buffett estava comprando ações na Europa. Ora, sabemos que o sago de Omaha não opera com gráficos, ele é um fundamentalista de primeira linha. Mas, a notícia indica que intuitivamente ele estava se apropriando do tempo para dar um novo rumo aos negócios. Mentalmente, ele ficou observando os preços caírem e esperou bastante para definir o melhor ponto de compra. Quando viu que a crise não iria se aprofundar irremediavelmente, aproveitou para iniciar as operações de compra visando uma posição de longo prazo.
            É importante lembrar de que quem espera dois anos para uma formação ideal de compra terá que esperar pelo menos dois anos pra um operação de venda! Consequentemente, quem espera apenas algumas horas para comprar, terá a oportunidade de vender algumas horas depois. Porém, não espere obter o mesmo lucro de períodos longos, operando com períodos curtos!
            Ora, quem olhar um gráfico de qualquer índice europeu verá que os preços caíram e já estão se recuperando por alguns meses. Será que Buffett não olhou os gráficos no computador ou só tem um gráfico na cabeça? Mesmo que ele não seja chegado a uma telinha, não é necessário se apropriar de gráficos computorizados para tomar uma decisão sensata, basta mentalmente vê que os preços sobem e descem formando tendências. E esta pode ser definida em qualquer tempo gráfico escolhido pelo operador. Tendências definidas até por velas de cinco minutos também servem pra capitar pequenos lucros de curtíssimo prazo, porém não recomendo.
            Para evitar confusão e facilitar a análise, sugiro aos colegas para escolher o prazo que desejam operar, e trabalhar seguindo a tendência definida por aquele prazo. Depois, pode-se aproveitar as oscilações ao longo da tendência para comprar na baixa e sair na alta. Quando houver um canal de alta, aproveite-o para comprar nos suportes, definidos pela linha inferior, e vender nas resistências indicadas pela linha superior.  Caso tenha dúvida, nunca opere contra a tendência!
            Faça uma experiência com ações de qualidade. Acompanhando os movimentos de preço por algum tempo utilizando apenas um tempo gráfico.  Verá como além de ser muito mais simples é muito menos confuso operar com apenas velas de um único período. Confie nos indicadores, eles são médias móveis modificadas que ajudam a entender a direção dos preços. Utilize um indicador ou oscilador que você gosta, e trabalhe com ele até se acostumar. Aproveite para comprar sempre nos recuos e não esqueça de que disciplina, paciência e consistência, além de aumentarem a auto estima, rendem bons dividendos.
Boa Sorte,
 
Prof. Metafix
Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

Os governantes das principais economias, por razões políticas, ainda teimam e sonham com um fim benigno da crise que já perdura por mais de 4 anos. Enquanto isso, a maioria dos investidores continua frustrada com a indefinição do mercado de ações. Os que tiveram sucesso com esse tipo de investimento...