Controlando as Emoções Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Controlando as Emoções

Professor Metafix

Controlando as Emoções

              Atendendo um pedido de um leitor, proveito a oportunidade para tratar de um tema que, talvez, interesse a todos. Rogério, obrigado pelo comentário e teu interesse em se dedicar a investimentos de risco. O teu problema é semelhante ao meu e de todos que se dedicam aos negócios, sejam eles de qualquer tipo. Precisamos aprender a dominar nossas intuições como você mencionou. Acima de tudo, precisamos controlar nossas emoções. O controle da emoção, talvez, seja o método mais efetivo para se obter bons resultados no mercado financeiro ou em qualquer outro tipo de atividade econômica.

            Veja bem, só podemos ganhar dinheiro em negócios com paciência, esperando as oportunidades. Sabendo que os preços de todas coisas variam com o tempo, podemos esperar. Os preços sobem e descem ao sabor do acaso, não podemos controlar isso. Entretanto, podemos esperar para aproveitar os movimentos favoráveis e comprar na baixa e vender na alta. Para nossa felicidade, os preços na bolsa variam muito, eles sobem e descem todos os dias. Eles variam de ano a ano, dentro da semana, no intra diário e até de minuto a minuto. Os grandes players aproveitam a variação de minutos e até de segundos para comprar na baixa e vender na alta. Os ganhos são pequenos mas compensados por grandes volumes de negócio. Os pequenos aplicadores não dispõem desses meios, mas podem aproveitar as variações no diário ou semanal e até de uma hora para outra. Para fazer isso, tem que ter paciência e aguardar a queda para comprar na baixa dentro de tendência de alta; ou vender na alta, dentro de tendência de baixa.

            Esse exercício exige muita disciplina. Todavia, o auto controle determina o sucesso nos negócios, nos estudos e em qualquer outra atividade humana. São poucos os que conseguem se controlar para atingir objetivos desejados. A pobreza é um atestado desse estado lamentável em que a maioria vive. Aliás, a maioria não consegue nem controlar a alimentação e sofre com obesidade, aquela causada pelo mau comportamento alimentar. Aqueles que desejam sucesso na bolsa devem se comportar como um diabético que sente fome toda hora. Esses devem escolher corretamente o que comer e não deve comer a qualquer momento só porque sente fome pois as consequencias são nefastas.

            Por isso, venho apresentando essa metodologia do alinhamento automático. Trata-se de um forma simples para aproveitar as oportunidades e aumentar a disciplina pessoal. O método apenas diz que, uma vez escolhido o tempo que o investidor deseja ficar com um ativo em carteira, ele deve obedecer os movimentos comprando na baixa e vendendo na alta que se formam ao longo da tendência do tempo escolhido. Assim, os mais apressados e que gostam de comprar e vender podem usar tempos bem mais curtos. O tempo de espera fica ao gosto de cada investidor. Mas o certo é que podemos ganhar dinheiro aproveitando as altas e baixas que caracterizam o movimento de preços de mercadorias e que são mais pronunciados no mercado financeiro.

Boa sorte!
Prof. Metafix

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

Os investidores estrangeiros representam mais de 1/3 dos négocios na bovespa. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado.Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA