Cash Cow ou Vaca Leiteira Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Cash Cow ou Vaca Leiteira

Professor Metafix

Cash Cow ou Vaca Leiteira

Fui criado em fazenda onde tirava-se o  leite das vacas apenas uma vez por dia. Atualmente, os grandes produtores de leite, aqui  nos Estados Unidos, ordenham as vacas 3 e até 4 vezes por dia. A quantidade de leite por ordenha é menor mas o montante produzido por dia é bem maior. Do mesmo modo, ações que só se vendem no longo prazo rendem menos do que aquelas que são trocadas, de vez em quando, no curto prazo.

Os puristas do mercado acham que negociar a miúdo é especular, enquanto comprar e vender num futuro distante é investir. Lamentavelmente, investimento em ações só se faz quando elas são lançadas a primeira vez. A receita das vendas ou dos novos lançamentos é aplicada no negócio. Depois da venda original, o que predomina no mercado são trocas de papéis entre interessados na empresa. Apesar disso, essa prática também contribui, embora, indiretamente, para aumentar os investimentos. Por exemplo, quem vende uma ação pode aplicar os recursos em outras atividades produtivas. Essa prática democratiza o capital, regula o mercado e abre oportunidades para se participar de novos lançamentos.

Sabendo que o futuro é uma sombra como dizia o poeta T.S. Eliot, e reconhecendo que no longo prazo estaremos mortos, como dizia Keynes, por que não aproveitar para tirar lucros negociando ações de vez em quando como fazemos com outros ativos?  

Atualmente, no mercado americano, 65 por cento das ações não demoram mais de um minuto na mão do comprador! Os grandes operadores usam o mercado, não como uma vaca leiteira, mas como um cash cow.  Tirar cash (dinheiro) a miúdo do mercado aumenta a lucratividade para aqueles que negociam com mais frequência.

Confesso, “apenas” para meus leitores, que  compenso minha pensão de professor aposentado,  tirando alguns trocados negociando com ações! Além disso, faço uma rolagem de um minúsculo patrimônio comprando ações boas que caem de preço, e vendendo-as quando aumentam de valor. Não sigo o conselho dos outros, mas acompanho os gráficos para saber se o preço de um ação subiu muito ou está muito baixo em relação ao passado recente. Quando desejo operar com mais frequência sigo os movimentos de tempos menores. E, por fim, concordo com os mineiros: -- o que engorda o boi é o olho do dono. 

O produtor sabe que quando o preço sobe muito em relação a algum ponto passado, é tempo de realizar lucro. Depois, quando preço cai, aproveita-se para comprar de novo.Só perdemos dinheiro com ações quando desobedecemos a regra de comprar na baixa e vender na alta.  

José do Egito adivinhou que; o Egito passava por períodos de vacas magras e tempos de vacas gordas. Do mesmo modo, observamos ciclos semelhantes na economia e nos mercados. Acompanho as ondas de preço; vendo apenas vacas gordas e compro, quando posso, as vacas magras. Por que guardar uma ação na gaveta sabendo que ela também passa por períodos magros e períodos de engorda?

Não faltam oportunidades para se tirar alguns trocados no mercado porque o preço de ações sobe e desce a todo instante. Entretanto, nem todos dias é propício para se operar e nem todas ações são voláteis suficientemente para produzir lucro de forma intermitente. Há períodos em que a variação de preço é tão pequena que os lucros das operações de curto prazo não compensam os custos, é preciso esticar o prazo; a não ser que se trabalhe com grandes somas de recursos, como fazem os grandes operadores.

Os grandes investidores podem trabalhar com os chamados “dark pools” ou concentração de recursos em ações negociadas. Para lucrar um pouquinho de cada vez, eles empregam algoritmos para operar com rapidez de até fração de segundo. Claro que, quando a variação de preço é muito pequena, só podemos ganhar comprando e esperando muito tempo para se obter um retorno razoável.

Não tendo nem recursos, nem meios técnicos para operar com algoritmo, sigo o gráfico de linha transformando as inflexões dos gráficos maiores em movimentos mais curtos. Pratico o Day Trade com sucesso com jogadas bem curtas. No Brasil, opero o mini índice da Bovespa e ocasionalmente compro e vendo ações no mesmo dia. Uso períodos gráficos de uma hora ou mais com ações e aproveito períodos de um ou 3 minutos no índice. Jogo muitas vezes por dia no índice. Faço isso quando a variação de preço é boa. Quando não há boa volatilidade é melhor operar somente com ações e com menos frequência para aumentar o lucro por operação.

Minha técnica é muito simples: Acompanho as mudanças de preço com com gráfico de linha e uso uma média móvel para suavizar os movimentos. E, destacado na janelo inferior, uso um oscilador. Neste caso, prefiro o estocástico, mas existem outros semelhantes. Tento sincronizar o ponto de cruzamento da linha de preço com a média móvel, com os topos e fundos formados pelo oscilador. Só entro no índice comprando, como faço com ações, para evitar o risco adverso do viés de alta inerente nesse tipo de papel. 

Faço o alinhamento de, pelo menos, três períodos gráficos. Isto é, se vou comprar seguindo movimentos de um ou três minutos, quero saber se os preços estão subindo também em gráficos de outros períodos, como de 5 e de 15 minutos, ou de uma hora e  até mais. Essa confirmação garante que, pelo menos, dentro desses períodos tenho alguma garantia de que os preços vão subir, pois já sei que os movimentos começam na zona de sobre vendido e podem ir até a zona de sobre comprado. Isso acontece com qualquer período escolhido. Com essa “garantia” posso esperar para entrar na baixa e sair nos topos, indicados pelo oscilador estocástico, sem medo de errar.

Quando o preço atinge  a zona de sobre comprado, posso fechar a jogada com lucro ou mudar para uma formação maior para continuar com a posição aberta. Caso o estocástico não alcance a zona de sobre comprado, sigo com uma posição aberta até se exaurir  a força de alta indicada pela oscilador dentro daquela formação. Assim, uma operação que deveria durar apenas alguns minutos, pode ficar em aberto por algum tempo bem mais longo. O importante é sistematizar a jogada comprando na baixa e vendendo na alta dentro do período escolhido para operar.

Confio nos instrumentos, e já fiquei posicionado vários dias e sai com lucro. Mas também já perdi e posso perder mais. Isto acontece quando não respeito as regras, e deixo ser levado pela emoção que me “força” a operar contra a tendência. Neste caso, considero como tendência o movimento acima daquela em que estou operando. Isto é, não acompanho um movimento de 5 minutos a não ser que este aponte na mesma direção de uma oscilação maior como 15 minutos e uma hora ou mais.

Ter paciência para esperar para o preço cair, e esperar pela formação correta para ver se o preço vai subir, é fundamental para quem opera em qualquer período escolhido. Oriente-se, como indicado, com uma média móvel e um oscilador. Com um gráfico de linha, até uma criança pode indicar se o preço caiu ou subiu.

Aconselho o Day Trading pra quem tem muito controle emocional e pouco dinheiro. Se for ficar posicionado esqueça a alavancagem e deixe recursos na conta para evitar chamada de margem. Não se acanhe em operar apenas com um mini contrato ou poucas ações. O importante é ganhar, nem que seja um pouco de cada vez. À medida que essa prática torna-se natural, surgirão boas oportunidades para se aumentar o montante de recursos por jogada. 

Boa sorte! Prof. Metafix.
Merrill, Wisconsin, 25 de junho de 2017 

 
Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Faça simulações, projeções, acompanhe e gerencie operações com opções. Com essa ferramenta você tem total controle sobre suas posições de forma descomplicada e eficiente.

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores; mesmo assim, não gostamos de lembrar das perdas...