Filtros para Médias Móveis. O que usar??? 19.6 Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores; mesmo assim, não gostamos de lembrar das perdas...

Todos os dia alguém me pergunta se as ações vão subir ou vão cair? Tenho duas respostas para esse tipo de pergunta: uma é irônica, a outra é muito séria. Esta deveria ser a única mas, ai não teria graça! Ninguém quer errar, mesmo quando se antecipa os fatos. Eu também não quero e antecipo os acontecimentos com uma profecia infalível...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
cepimenta

Novo Usuário

3 posts
19/06/2008 15:04:16
Bom dia Prof Enzo, Bom dia Danilo
Tenho pesquisado sobre formulas a mais formulas para analise tecnica,
Vejo que as MME(4,9) sao otimas(em trades curtos), porem as vezes elas dao pontos falsos, ou seja, cruza para cima e logo cruza baixo.
Qual ferramenta seria ideal para evitar essas falsas entradas.
em analise tecnica nada é certo, porem temos algumas combinações de ferramentas que quando estão em sincronia se aproxima da perfeição, qual os Srs. indicariam para que eu possa configurar minha plataforma.
obrigado

Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 19/06/2008 15:51:49
Boa tarde Pimenta,



Sua pergunta é ótima e muito pertinente.

Como vc disse, não existe uma solução 100% perfeita, mas existe algumas formas de minimizar isso.

Com a utilização de filtros.



Vou te dar um exemplo:



Veja o gráfico abaixo, o MACD acima é do gráfico diário e o MACD de baixo é do semanal.

Repare o periodo que indiquei com duas retas verticais.

Se eu fosse definir compra e venda pelos cruzamentos das linhas do MACD diario teria uma situação parecida com a que vc mencionou.

Uma solução foi definir como base o MACD semanal, assim nesse exemplo, qdo o MACD no diario estiver indefinido, eu sigo a tendência do MACD semanal



No seu caso vc pode utilizar uma outra MM maior para definir um padrão mais claro no diario, no caso do 60', sugiro que vc use a mesma média multiplicado por 7 (7 horas de pregão = um dia), não é obrigatório, mas é um bom parâmetro. Outra solução é usar outro indicador como o próprio MACD na qual as média são maiores q as que vc citou.



Para escolher o melhor, vc terá que fazer alguns teste no ativo que vc estiver operando. Para ver qual funciona melhor.



Qualquer dúvida só postar,

Grande abraço