Filtros para Médias Móveis. O que usar??? 19.6 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Sabemos que o problema da maioria das economias é o nível de endividamento. Enquanto esse problema não for equacionado, as economias não crescerão num ritmo suficiente para criar novos empregos. Até agora a China era considerada uma ilha de exceção. Entretanto, algumas notícias revelam um quadro um pouco preocupante. Os jornais noticiam uma crise de crédito...

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Faça simulações, projeções, acompanhe e gerencie operações com opções. Com essa ferramenta você tem total controle sobre suas posições de forma descomplicada e eficiente.

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
cepimenta

Novo Usuário

3 posts
19/06/2008 15:04:16
Bom dia Prof Enzo, Bom dia Danilo
Tenho pesquisado sobre formulas a mais formulas para analise tecnica,
Vejo que as MME(4,9) sao otimas(em trades curtos), porem as vezes elas dao pontos falsos, ou seja, cruza para cima e logo cruza baixo.
Qual ferramenta seria ideal para evitar essas falsas entradas.
em analise tecnica nada é certo, porem temos algumas combinações de ferramentas que quando estão em sincronia se aproxima da perfeição, qual os Srs. indicariam para que eu possa configurar minha plataforma.
obrigado

Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 19/06/2008 15:51:49
Boa tarde Pimenta,



Sua pergunta é ótima e muito pertinente.

Como vc disse, não existe uma solução 100% perfeita, mas existe algumas formas de minimizar isso.

Com a utilização de filtros.



Vou te dar um exemplo:



Veja o gráfico abaixo, o MACD acima é do gráfico diário e o MACD de baixo é do semanal.

Repare o periodo que indiquei com duas retas verticais.

Se eu fosse definir compra e venda pelos cruzamentos das linhas do MACD diario teria uma situação parecida com a que vc mencionou.

Uma solução foi definir como base o MACD semanal, assim nesse exemplo, qdo o MACD no diario estiver indefinido, eu sigo a tendência do MACD semanal



No seu caso vc pode utilizar uma outra MM maior para definir um padrão mais claro no diario, no caso do 60', sugiro que vc use a mesma média multiplicado por 7 (7 horas de pregão = um dia), não é obrigatório, mas é um bom parâmetro. Outra solução é usar outro indicador como o próprio MACD na qual as média são maiores q as que vc citou.



Para escolher o melhor, vc terá que fazer alguns teste no ativo que vc estiver operando. Para ver qual funciona melhor.



Qualquer dúvida só postar,

Grande abraço