Dividendos... 30.4 Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
domenico

Usuário Senior

139 posts
30/04/2009 15:28:12
Boa tarde, tenho percebido emalguns foruns uam movimentação quanto ao pagamento de dividendos.
Gostaria de saber como funciona, quanto tempo precisamos estar com as ações, quando normalmente é pago e oque acontece com as ações quando é pago.

Att
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 01/05/2009 07:46:26

Os períodos para pagamentos dos dividendos são variados, dependendo da política de cada empresa.
Para ter direito aos dividendos, basta que vc compre até um dia antes, pois o mesmo será descontado das ações. As datas de pagamentos são informadas pelas empresas em notas relevantes ao mercado, que podem ser obtidas no site da bovespa.

Separei para vc dos links sobre o assunto, da própria bovespa e da Lopes Filho.
Dividendos Bovespa
Dividendos LF

espero ter ajudado,
Att.,


domenico

Usuário Senior

139 posts
respondido em 10/09/2009 21:17:22

Danilo boa noite , vamos lá a algumas dúvidas, rs

Quanto a dividendos:

 se foi realizada uma assembléia em 13-02-09 e definiu-se o pagamento de dividendos em 25-04-09 eu recebo os mesmos quando eu comprar um dia antes do dia 13-02-09 ou antes do dia 25-04-09

se eu compra um dia antes de alguma das datas acima e vender um dia depois das datas receberei os dividendos?

não entendi a parte que os dividendos são desocntados das ações como isso funciona?

Danilo os links não estão funcionando

Muito obrigado pela força

Paulo

 


Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 11/09/2009 06:52:17

Olá Domenico,

A data que importa é que a empresa fica "EX", pois é nessa data que é definido quem vai receber os dividendos (quem estiver com as ações no caso).

Imagine que temos uma empresa (2 sócios pra simplificar) , então a empresa vale 100mi, ela tem 85mi em estoque e outros ativos e tem 15mi em dinheiro em caixa. Então decidimos que vamos tirar um o nosso lucro hoje e definimos que será 10mi (ficará 5mi para cada), a empresa é nossa, claro, mas esses 10mi deixarão de pertencer a empresa e ela valerá agora 90mi (100-10). Futuramente ela venderá mais e vai voltar a encher o caixa da empresa qdo poderemos fazer uma nova distribuição dos lucros, mas no exato momento que ela tira esse dinheiro do caixa para pagar aos sócios ela deixa de ter aquele valor, porém cada sócio continuará tendo o mesmo valor (somando valor da empresa + dividendos pagos).

Bom, mas ai vc pode me perguntar: "mas então o que que eu estou ganhando de dividendos com uma ação se já está descontando?"
Bom, qdo vc investi (não estou falando de especulação com cotação das ações) numa empresa espera-se que vc esteja almejando uma parte no lucro desta empresa, então entra ano e sai ano, independente de qto valerá as ações, vc continuará tendo o seu % de participação acionária e continuará receber dividendos enqto essa empresa for lucrativa.

Também é importante destacar que as empresas pagam em dividendos uma parte dos lucros, outra parte é usada para a empresa reinvestir nela mesma e consequentemente tente (a longo prazo) haver uma valorização tb das ações e respectivamente haverá tb aumento do pagamento de dividendos do futuro.

 

Basicamente e bem resumido, é isso,

Grato por avisar dos links, já corrigi.

Gde abraço,

 

 


domenico

Usuário Senior

139 posts
respondido em 11/09/2009 11:16:57

Danilo, bom dia, vamos lá, rsrsrs

Talvez vc tenha que explicar bem detalhado, mais por falta de conhecimento meu que outra coisa.......mas vamos lá.

1.Não entendi direito esse "EX" . seria a data da assembléia ou a data do pagamento?

2.Outra duvida, se eu vender um dia após a data "ex", recebo?

3.Muito boa sua explicação quanto ao funcionamento de onde vem a grana dos dividendos.Entendi que o melhor momento para se comprar as ações nesse caso é nada data do pgto dos mesmo é isso?

Aquele abraço

 

 

 


Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 11/09/2009 11:50:38

1. nem um, nem outro, é a data que o valor do provento é descontado e ajustado na cotação da ação.

2. sim, recebe, mas não se esqueça que o preço da ação tb já vai estar ajustado.

3. não, não tem muito esse de melhor dia, esse processo impede que alguém tire proveito comprando a ação um dia antes e vendendo um dia depois dos proventos. Em geral o mercado costuma dizer que o preço da ação se recupera facilmente depois de um pagamento de proventos, porém não há dados estatísticos que comprovem isso, alem disso  o que vc descreve não tem mt vantagem, mesmo pq vc só receberá o pagamento mesmo dos dividendos em sua conta depois e alguns dias (as vezes varios)

Existe uma jogada para questões fiscais com os Dividendos, mas aí já é outraaa estória !!!