qual o momento certo para montar cada tipo de operação com opções? 4.5 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Todos os dia alguém me pergunta se as ações vão subir ou vão cair? Tenho duas respostas para esse tipo de pergunta: uma é irônica, a outra é muito séria. Esta deveria ser a única mas, ai não teria graça! Ninguém quer errar, mesmo quando se antecipa os fatos. Eu também não quero e antecipo os acontecimentos com uma profecia infalível...

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

Os governantes das principais economias, por razões políticas, ainda teimam e sonham com um fim benigno da crise que já perdura por mais de 4 anos. Enquanto isso, a maioria dos investidores continua frustrada com a indefinição do mercado de ações. Os que tiveram sucesso com esse tipo de investimento...

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

Sabemos que o problema da maioria das economias é o nível de endividamento. Enquanto esse problema não for equacionado, as economias não crescerão num ritmo suficiente para criar novos empregos. Até agora a China era considerada uma ilha de exceção. Entretanto, algumas notícias revelam um quadro um pouco preocupante. Os jornais noticiam uma crise de crédito...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
04/05/2009 16:55:20
to postando esse tópico para saber a opnião de voces sobre qual o momento certo de usar cada operação com opção.
quando a volatilidade historica de curto prazo(1mes) da petr4 estiver ACIMA da volatilidade historica de longo prazo(12meses)
devemos montar uma compra de volatilidade(ou boi,bode,venda coberta pelo boi) pois a probabilidade é que o ativo tenho um bom movimento, ou para cima ou para baixo.

quando a volatilidade historica de curto prazo(1mes) da petr4 estiver ABAIXO da volatilidade historica de longo prazo(12meses) devemos montar uma venda de volatilidade(ou vaca,cabra,vaca revertida) ou montar uma operação alvo(borboleta,mesa) pois esperamos que o ativo vai se estabilizar, a probabilidade é que o ativo não vai subir e nem cair muito. essa é a situação atual da petr4 (volatilidade anual: 64,15% e volatilidade mensal:29,88% ).
essa analise é boa ou devemos observar a volatilidade do ativo em apenas uma escala temporal para tomar nossas decisões?
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 04/05/2009 17:30:11
e.cavalieri,

Sua pergunta é bem complexa, e difícil de explicar num fórum; é praticamente metade do curso, a parte mais importante por sinal...

Sim, existe uma relação entre volatilidade de curto e de longo prazo, porem há mt mais por traz a se analisar, não é não simples como vc colocou.

Um Exemplo: qdo a VI está muito baixa, teoricamente não é bom para abrir venda, em teórica, essa situação deveria favorecer operações compradas. Porém esse cenário normalmente se forma depois de uma forte alta com o ativo próximo a topo históricos, ou resistências significativas e preços já sobrecomprados.

Ou seja, o mercado acaba se equilibrando. Mas com mt atenção nessas e outras informações a base em volatilidade é uma boa forma de operar opções. Caso não tenha feito um curso de opções focado em volatilidade, recomendo que faça, é um bom diferencial.

att.,