remunerar carteira de ações 23.5 Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Os investidores estrangeiros representam mais de 1/3 dos négocios na bovespa. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado.Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

Faça simulações, projeções, acompanhe e gerencie operações com opções. Com essa ferramenta você tem total controle sobre suas posições de forma descomplicada e eficiente.

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
23/05/2009 22:30:43
boa noite, o que acham dessa operação de venda de volatilidade para remunerar carteira de ações
para quem tem 700ações da petr4

lançar coberto 700 opções petrG36 por 0,86
comprar 100 opções petrG28 por 6,00
montando a operação no zero a zero.
a faixa de lucro com as opções seria muito grande.
ou seria melhor comprar ações da petrobras no fracionario com o dinheiro recebido com o lançamento coberto
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 25/05/2009 07:56:43
O exemplo que vc deu, é uma boa operação, depende do que estamos esperando da ação e do seu perfil, pois ela apresenta vantagens e desvantagens (como qualquer outra operação).

vamos dar um exemplo, pra arrendondar vamos considerar petr4 a 33.
primeiro se vc comprar mais ações (que é uma atitude mais conservadora), vc poderia comprar 18 ações com esses R$600.
na operação descrita, a qtde de ações que vc poderá adquirir dependerá do preço que a ação da petr4 tomará até o vencimento.
Se petr4 ficar abaixo de 34 vc poderá comprar menos ações do que agora, sendo que se ela ficar abaixo de 28, vc não terá nada para poder comprar.
se ficar acima de 34 vc poderá comprar mais do que as 18 ações, sendo o melhor se ela estiver exatamente 36, nesse caso vc poderá comprar 22 ações.
Se ela passar de 36, vc ou será exercido, e vai lucrar a taxa, mais o ganho das 100 F28, ou vai ter que zerar a posição, porém até 37,40, só a posição de opções dá lucro, fruto da compra das 100 F28, a partir daí vc estará com a operação de opções no prejuízo, por exemplo, com petr4 a 40 vc teria que tirar 1560 do bolso para zerar a posição de opções, claro que teria lucro das ações (porém vale uma obs. que essa condição está melhor que uma simples venda coberta sem as f28), mas se vc não quiser desfazer das ações vc tem que zerar a posição de opções. Mesmo que vc faça uma nova operação na outra série (o que o pessoal chama de rolagem), a operação da série G terá sido negativa para vc.

Conclusão:
Fazendo essa operação vc estará se dispondo a correr um risco um pouco maior, em troca de poder ganhar um pouco mais tb.
1. Se suas análises apresentam uma boa probabilidade para petr4 dentro do objetivo que lhe apresenta maior lucro, pode ser uma boa fazer, pq não.
2. vc tb pode usar o simulador de opções para analisar as possibilidade de lucro com as opções antes do vencimento, assim vc não precisa esperar o vencimento caso a sua operação apresente um lucro favorável antes do vencimento, e poderá saber esses possíveis pontos antes com a ajuda do simulador, isso dá uma enorme diferença já que vc pode aumentar suas possibilidade de saber se tem como fechar a operação com lucro, mesmo antes de montá-la.

att.,