analogia da bolsa com o jogo 28.5 Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Sabemos que o problema da maioria das economias é o nível de endividamento. Enquanto esse problema não for equacionado, as economias não crescerão num ritmo suficiente para criar novos empregos. Até agora a China era considerada uma ilha de exceção. Entretanto, algumas notícias revelam um quadro um pouco preocupante. Os jornais noticiam uma crise de crédito...

Os investidores estrangeiros representam mais de 1/3 dos négocios na bovespa. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado.Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
28/05/2009 22:50:34
para vencer na bolsa de valores, precisamos de uma boa estrategia e gestão do dinheiro.
imagine que uma pessoa reserve 100mil reais para investir na bolsa e arrisque 2mil reais por operação, o ganho também é proporcional(2mil reais por operação) essa pessoa ganha 4 a cada 6 operações (tem lucro em 66,6% das operações) e sua estrategia diz para parar de operar e reavaliar a estrategia quando perde 10% da conta.
agora fazendo uma analogia com o jogo:
suponha que voce tenha 100mil reais em uma mesa e um dado na mão. voce joga o dado e se
cair os numeros 1, 2 , 3 ou 4 para cima voce recebe 2mil reais de alguem e vai aumentando o dinheiro. se cair os numeros 5 ou 6 voce tem que entregar 2mil reais para alguem. dessa maneira qual é a probabilidade do dinheiro regredir 10mil reais?
(veja que regredir 10mil reais não significa ir de 100mil para 90mil. a pessoa pode em algum momento consiguir juntar 130mil reais e regredir para 120mil, arriscando sempre 2mil por jogo)
sabemos que investir na bolsa não é tão simples assim, pois uma estrategia que funcionou bem em uma época pode naum funcionar tão bem em outra, além disso existem varios fatores que movimentam o preço das ações, e no jogo com o dado naquelas condições, a probabilidade de ganhar sempre vai ser 4 em 6 (66,6%) independente de quantas vezes jogarmos. é apenas uma analogia
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 29/05/2009 06:38:36
cavalieri,
seu pensamento está correto, principalmente a questão do risco, onde se estabelecesse um stop ou perda máxima sempre dentro dos 2%.

1.Apenas volto a frisar que a comparação bolsa/jogo não é o adequado, e sim bolsa/estatística (visto que nem todos os jogos são estatísticos) senão pode passar uma impressão errada para o leigo que lê algo deste tipo.

2.Destaco tb o fato que uma estatística superior a 50% de acerto na bolsa só é possível com algo mais além de matemática e estatísticas. É preciso conhecimento, adquirido por estudo. Só obtemos um resultado melhor que 50% usado, análise técnica, ou fundamentalista, etc.

3.Eu acrescentaria ao seu primeiro parágrafo, conhecimento e disciplina como característica importantes tb para o investidor.

mas parabéns pelo pensamento, pois se preocupar com a estratégia é uma parte muito importante do investidor.
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 29/05/2009 06:51:55
Ah, só completar para os leitores mais iniciantes que não precisa ser formado em matemática para fazer as continhas básicas de estatísticas que estamos falando.
Claro qdo mais conhecimento melhor, mas o básico já dá pra saber que 7 acertos em 10 é 70%!
Lembrado que todos podem investir na bolsa, há tipos de estratégias que atendem a todos os perfis de pessoas, basta adquirir conhecimento, montar a estratégia e seguir com disciplina, ou até mesmo contratar alguém que faça isso para vc, que é o caso de fundos, clubes, planos de previdências, gestores, etc. Por isso qualquer um pode investir. Nos USA e países desenvolvidos a média da população do país com investimentos em bolsa é superior a 80%, não Brasil é de algo próximo a 0,5%. Com a queda do juros isso está mudando e muitos estão migrando seus recursos para a renda variável.
flaviomjr2005

Usuário Senior

45 posts
respondido em 28/01/2010 01:25:03

hoje os juros terminaram estaveis, mas qdo a taxa sobe, em geral a bolsa cai bastante