Publicidade

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

Estudo que visa indicar onde estão concentrados os grandes investidores ajudando na direção de posições. Veja a força dos Comprados e Vendidos nas Opções da PETR4

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
28/05/2009 22:50:34
para vencer na bolsa de valores, precisamos de uma boa estrategia e gestão do dinheiro.
imagine que uma pessoa reserve 100mil reais para investir na bolsa e arrisque 2mil reais por operação, o ganho também é proporcional(2mil reais por operação) essa pessoa ganha 4 a cada 6 operações (tem lucro em 66,6% das operações) e sua estrategia diz para parar de operar e reavaliar a estrategia quando perde 10% da conta.
agora fazendo uma analogia com o jogo:
suponha que voce tenha 100mil reais em uma mesa e um dado na mão. voce joga o dado e se
cair os numeros 1, 2 , 3 ou 4 para cima voce recebe 2mil reais de alguem e vai aumentando o dinheiro. se cair os numeros 5 ou 6 voce tem que entregar 2mil reais para alguem. dessa maneira qual é a probabilidade do dinheiro regredir 10mil reais?
(veja que regredir 10mil reais não significa ir de 100mil para 90mil. a pessoa pode em algum momento consiguir juntar 130mil reais e regredir para 120mil, arriscando sempre 2mil por jogo)
sabemos que investir na bolsa não é tão simples assim, pois uma estrategia que funcionou bem em uma época pode naum funcionar tão bem em outra, além disso existem varios fatores que movimentam o preço das ações, e no jogo com o dado naquelas condições, a probabilidade de ganhar sempre vai ser 4 em 6 (66,6%) independente de quantas vezes jogarmos. é apenas uma analogia
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 29/05/2009 06:38:36
cavalieri,
seu pensamento está correto, principalmente a questão do risco, onde se estabelecesse um stop ou perda máxima sempre dentro dos 2%.

1.Apenas volto a frisar que a comparação bolsa/jogo não é o adequado, e sim bolsa/estatística (visto que nem todos os jogos são estatísticos) senão pode passar uma impressão errada para o leigo que lê algo deste tipo.

2.Destaco tb o fato que uma estatística superior a 50% de acerto na bolsa só é possível com algo mais além de matemática e estatísticas. É preciso conhecimento, adquirido por estudo. Só obtemos um resultado melhor que 50% usado, análise técnica, ou fundamentalista, etc.

3.Eu acrescentaria ao seu primeiro parágrafo, conhecimento e disciplina como característica importantes tb para o investidor.

mas parabéns pelo pensamento, pois se preocupar com a estratégia é uma parte muito importante do investidor.
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 29/05/2009 06:51:55
Ah, só completar para os leitores mais iniciantes que não precisa ser formado em matemática para fazer as continhas básicas de estatísticas que estamos falando.
Claro qdo mais conhecimento melhor, mas o básico já dá pra saber que 7 acertos em 10 é 70%!
Lembrado que todos podem investir na bolsa, há tipos de estratégias que atendem a todos os perfis de pessoas, basta adquirir conhecimento, montar a estratégia e seguir com disciplina, ou até mesmo contratar alguém que faça isso para vc, que é o caso de fundos, clubes, planos de previdências, gestores, etc. Por isso qualquer um pode investir. Nos USA e países desenvolvidos a média da população do país com investimentos em bolsa é superior a 80%, não Brasil é de algo próximo a 0,5%. Com a queda do juros isso está mudando e muitos estão migrando seus recursos para a renda variável.
flaviomjr2005

Usuário Senior

45 posts
respondido em 28/01/2010 01:25:03

hoje os juros terminaram estaveis, mas qdo a taxa sobe, em geral a bolsa cai bastante