explicações 30.5 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros...

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
domenico

Usuário Senior

139 posts
30/05/2009 18:14:12
poderiam me explicar o significado de cada linha?

Valor da Posição a 9 dias para o vencimento desta série : -32820 Simulação na variação do Preço do Ativo*
interv. 1 2 4 -10,00 -8,00 -6,00 -4,00 -2,00 0 +2,00 +4,00 +6,00 +8,00 +10,00
P. Ativo 24,00 26,00 28,00 30,00 32,00 34,00 36,00 38,00 40,00 42,00 44,00
Resultado -8.820 -6.821 -4.832 -2.925 -1.296 -174 410 635 700 714 717
no Exercício -8.820 -6.820 -4.820 -2.820 -820 840 840 840 840 840 840


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 30/05/2009 19:13:13
cada linha tem um botão com uma "?" basta clicar no botão de cada linha para ter o significado de cada.

conforme recomendado, é interessante que leia todos os itens antes de utilizar o sistema.
domenico

Usuário Senior

139 posts
respondido em 02/06/2009 21:14:15
Boa noite Danilo,
Obrigado pelas explicações só decidi fazer esse tipo de comentáro pq acho quenã oesta tão claro assim e a minha duvida pode ser ade mais pessoas.

Abs
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 03/06/2009 06:17:39
Ok, Domenico eu vou tentar explicar do meu jeito, sem olhar o que está escrito na área de ajuda para ver se consigo lhe expor de uma outra forma que fique clara a vc. Seria bom se vc, caso assim assim não compreenda, informe com detalhes o que não compreendido para que possamos tirar a sua dúvida, pois as vezes o que nos parece claro, pode não ser do seu conhecimento.

Primeiro é importante lembrar que diferente de algumas ferramentas de opções disponíveis por ai, o nosso é o unico que possibilita a simulação dos dias para o vencimento, volatilidade, juros, e até mesmo tudo ao mesmo tempo. Por isso o simulador conta com uma linha amarela que expressa o resultado possível de sua posição unicamente para o dia do vencimento, e a linha verde na qual é apresentado o resultado em função da simulação que vc está fazendo, no primeiro calculo ela mostra o resultado para a variação do ativo na data de hj, e com a volatilidade de mercado; vc pode mudar isso a qualquer momento para que lhe seja apresentado a simulação do que deseja.

então vamos lá:
"Valor da Posição a 9 dias para o vencimento desta série": nesse caso significa que a linha verde (a de simulação) estará apresentado os possíveis resultados para 9 dias (úteis) antes do vencimento (vc tb pode mudar isso a qq momento no painel acima onde os dados são inseridos). A frente é apresentado o valor da montagem para essa simulação, é negativo pq é qto vc terá que tirar da sua conta para efetivá-la. Caso queira, vc pode pegar esse valor e colocar em "valor da montagem" para realizar novas simulações alterando data e volatilidade e será apresentado o respectivo lucro/prejuízo para a simulação desejada, caso não não faça isso, o valor apresentado continua sendo o valor para se montar a operação para a condição calculada.

"Simulação na variação do Preço do Ativo*": Informa que a tabela abaixo mostrará um resultado baseado na movimentação do preço da ação para cima ou para baixo, apresentando de forma rápida o resultado que sua posição terá para casa preço. Ou seja, como fica sua posição em função do preço do ativo, lembrando do que foi citado acima sobre a linha verde e amarela.

"P. Ativo": São os preço que foram escolhidos para vc visualizar a tabela.
"interv.": é o intervalo de preços da ação que são apresentados na tabela, vc pode escolher esse intervalo. Ou seja, é a escala horizontal do gráfico.

"Resultado" e "no Exercício": apresentam os valores das linhas amarelas (resultado: lucro ou prejuízo de sua posição para o dia do vencimento) e linha verde (resultado: lucro ou prejuízo de sua posição para os dados escolhidos para simulação).

Qq coisa se ainda tiver alguma dúvida, detalhe-a que eu lhe ajudarei.