opções serie F (volatilidade) 31.5 Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros...

Os governantes das principais economias, por razões políticas, ainda teimam e sonham com um fim benigno da crise que já perdura por mais de 4 anos. Enquanto isso, a maioria dos investidores continua frustrada com a indefinição do mercado de ações. Os que tiveram sucesso com esse tipo de investimento...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
31/05/2009 00:28:01
faltam 10 dias uteis para o vencimento da serie F das opções.
a petrf34 ta com VI de 40,90
e comparando , a volatilidade da petr4 em 10 dias está bem abaixo. 27,90%
podemos concluir que a petrf34 e todas as opções da serie petrf que estão com VI acima de 27,90 estão caras? (sobreavaliadas)
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 31/05/2009 06:58:53
Apenas em teoria sim, mas veja, esse não é o único fator(ou variável) a ser avaliado.

Essa informação é relevante, porém, mais importante é a expectativa para os próximos dias. O fato de petr4 ter gerado uma volatilidade baixa nos últimos 10 dias pode ser entendida em algumas situações e por alguns analistas gráficos como um período de acumulação para uma alta, como a formação de uma bandeira ou uma flâmula dentro de uma tendência de alta já estabelecida. Então esse analista sabe que o rompimento dessa formação gráfica vai implicar em um aumento de volatilidade. Além disso, essa avaliação o faz se dispor a comprar e até aceitar pagar mais pois o risco de baixa (no seu entendimento, ou no consenso de mercado - o que nem sempre é verdade) é menor.

Por isso qdo o consenso comum (ou a tendência do mercado) é de alta é comum ver uma VI mais alta ou crescente, e o inverso tb ocorre numa baixa. Por isso tb, é comum ver aumento de volatilidade implícita em suportes e o inverso para resistências.

Em resumo o mercado se equilibra com as perspectivas e cenários que se apresentam. Vc por exemplo, prefere pagar um preço barato nas opções mas numa possível baixa eminente, só pq as opções estão baratas, ou prefere pagar mais por elas mas comprá-las num cenário onde uma alta se faz muito mais provável?

CLAROooo que essas condições de mudança de volatilidade cria oportunidades para montar operações que são favorecidas por isso, mas esse é outro assunto. Bem mais longo, que é abordado em nosso curso de opções.