Tipos e como utilizar stop 17.6 Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores; mesmo assim, não gostamos de lembrar das perdas...

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
domenico

Usuário Senior

139 posts
17/06/2009 16:51:25
Boa tarde,
Existe alguma lógica para se utilziar os stops, tipo quantos % coloco stop de baixa e de alta e quanto ao stop movel?

Att
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 17/06/2009 17:22:25
Vc pode criar a forma que quiser para stop. Pode definir, por indicadores, qq coisa pode ser utilizada para criar sua estratégia, porém é muito importante que se saiba o valor que isso pode representar. Por esse motivo penso que o stop pelo valor financeiro é o mais tradicional e melhor. (pra quem inicia no mercado, dizia obrigatório).
Qto ao Stop Movel, nada contra, pode se usar, mas precisa ser bem definido e analisado para não ser acionado de forma incorreta ou que prejudique o lucro.
domenico

Usuário Senior

139 posts
respondido em 17/06/2009 17:49:08
Legal, Danilo
Obriagdo pro responder
Cara esse mercado caindo assim, to com petr sadia, mmx, e ccim, noosa ta uma fubecada só.....sinceramente to pensando e liquidar tudo...tá dose


Abs
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 19/06/2009 08:52:27
oi Domenico, desculpe a demora, mas estive fora ontem o dia todo.

mais abaixo eu já tinha lhe dado um panorama em outro tópico seu (Comprando...Petr4 e petrg36).

É difícil dar uma sugestão a vc sem conhecer seu perfil, mas se me permite dizer, acho que o que está lhe faltando um pouco, é algo comum aos investidores, que é uma estratégia. Pouco sabem mais a verdade é que uma boa estratégia é tão (ou até mais) importante que uma análise.

Tem um ótimo artigo que o Professor Metafix publicou em nosso site sobre isso, alias todos artigos dele são ótimos, mas vou ver se encontro esse em específico e lhe posto aqui.

Ricardo Loureiro

Usuário Premium

9 posts
respondido em 19/06/2009 20:04:39
Oi, pessoal, primeiro post aqui no fórum, grande prazer.
Quanto ao stop, também acho interessante segui-lo, não alterá-lo, caso o mercado realmente venha no sentido contrário ao desejado. Muitas pessoas compram, colocam stop um determinado % abaixo, e quando vai chegando.... pensam "não, acho que coloquei muito perto.." e alteram pra baixo.. Mudar a estratégia no meio do caminho pode ser perigoso!
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 22/06/2009 07:49:32
Seja bem-vindo Ricardo Loureiro,

a observação feita pelo Ricardo Loureiro é bem importante e valiosa, porém é mt comum as pessoas agirem como ele descreveu, por isso a disciplina é uma característica bem importante a ser praticada neste mercado.