Estratégia, como definir 1.7 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
domenico

Usuário Senior

139 posts
01/07/2009 20:30:06
Boa noite srs e sras.
Estou a alguns dias tentando definir uma estratégia.
Olha, vou dizer, é complicado....
Alguem ai tem alguma idéia boa?
Respostas [ escrever resposta ]
psb

Usuário Senior

21 posts
respondido em 02/07/2009 07:51:47
Grande Dominico,

Eu estou tentando achar uma formula vencedora com venda coberta, mas ai quando descubro a reposta o mercado muda a pergunta ai fica dificil.

Não sei se aumento o capital ou se aumento o numero de ações de vale5 e petr4 em minha carteira.

Estou tentando achar uma formula magica de aumentar todo mes o meu capital e meu numero de ações mas estou longe ainda ekekekeke.


até a vitória sempre
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 02/07/2009 08:16:43
O título é bem interessante, demanda até um artigo...

Há varias possibilidades para estratégias, porém depende muito do perfil de cada pessoa. Por isso eu não recomendo estratégias a alguém sem antes fazer uma consultoria para conhecer bem o perfil da pessoa.
Mas em geral, uma boa estratégia sempre deve ser clara e definida com antecedência, e a disciplina tb deve fazer parte para que essa estratégia seja seguida.
Um boa estratégia é muito mais importante do que uma boa análise, pois nunca nenhuma análise pode dar 100% de certeza, por isso a estratégia é sempre mais importante.
Uma boa estratégia deve conter tb um estudo estatístico dos risco, lucros e perdas (normalmente as pessoas fazem apenas do lucro possível).
É importante saber tb que regras do tipo: "faça sempre essa operação, assim...", não funciona (aqui há uma exceção para o perfil poupador - o que visa a formação de patrimônio e receber os dividendo). Deve-se saber varias as posições e operações de acordo com principais tendências.


domenico

Usuário Senior

139 posts
respondido em 02/07/2009 08:56:40
Bom dia Danilo
Opa acho que mereço uns 300 dias de acesso pelo tema né, rsrsrs

Sabe tirei hoje e amanhã para definir a minha, independente se o mercado caia ou suba, é funadamental ter uma estratégia que antecipe oque devera ser feito.

Conversei com várias pessoas sobre o tema, tenho um rascunho na minha cabeça, conforme óbvio , ao meu perfil, a quanto quero ganhar e por ai vai.

Vamos ver oque dá...

Abs

Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 02/07/2009 09:11:18
Sim Domenico, vc disse algo muito importante: a estratégia deve conter uma reação para cada acontecimento possível.
Outro ponto importante é que em média uma analista acerta de 70 a 80% das vezes, porém, mesmo se vc acertar apenas 50 vezes e errar 50 vezes na média das suas análises, mesmo assim a estratégia como um todo deve ser lucrativa.

kal

Novo usuário

3 posts
respondido em 05/07/2009 04:30:31
toda estratégia é uma forma de atingir o quer se pretende e nas finas,assim como em quaqué negocio,depende de enformaçães.
kal

Novo usuário

3 posts
respondido em 05/07/2009 06:00:32
risco é um assunto muito intereçante e a riscar onde á maior risco é algo disafiador e onde se pode termaior lucro,mas para isto deve divesificar o invéstimento, fazendo apricaçães variaveis. onde o foco pode suprerar o luro estar onde outros ou niquem se ariscaria,desta forma provocando uma cruzada de compnssação final.
lucro(s) compessando prejuizo(s)
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
respondido em 11/07/2009 15:45:01
Como frisou o Danilo , é preciso definir cada perfil,pois cada um sente e reage de uma forma, idades influem muito, aconselho a estudar e simular o mecado antes de fazer qualquer coisa e isto é oamais "Estude a vc mesmo, vc deve se conhecer profundamente, e primeiro se disciplinar na estrategia que escolher, pois pior que ter uma estrategia ruim, é não ter qualquer estrategia"