Ibov sem rumo 14.7 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros...

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores; mesmo assim, não gostamos de lembrar das perdas...

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
14/07/2009 19:58:01
È pessoal hoje esperava que ibov acompanhasse e recuperasse as altas das bolsas mundiais , ela refugou , contrariando tudo que conheço.
Vejam aluguel de petr caiu como faca, bolsas mundiais com boas altas.
Respostas [ escrever resposta ]
venture

Usuário Premium

10 posts
respondido em 14/07/2009 22:23:42
Acontece que o IBOV está caro em dólar e o Dow e S&P500 estão mais atrativos graficamente.
Além disso, estão de férias e o fluxo de estrangeiros deve cair bastante na BOVespa.

Acho que com isso, o OCO do IBOV deve se confirmar, perder o suporte dos 48.200 e atingir os 44 ou 43 mil pontos.

Aí sim, teremos bons pontos de compras.
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 15/07/2009 08:10:11
Veja que o Ibovespa tem respeitado bem os pontos pivot anuais (veja mais em Suportes e resistencias para o Ibovespa em 2009)

Eu já comentei aqui no fórum sobre esses pontos e a resistência de 55mil foi exatamente o ponto onde o Ibovespa interrompeu a alta.
Os próximos pontos abaixo no nível atual então mais ou menos perto desses pontos que o venture citou. Acredito que a faixa dos 44mil pontos é uma ótima oportunidade para compra. Evidentemente pode não chegar lá, mas acho bem possível a perda desse suporte em 48mil para buscar o suporte abaixo.
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
respondido em 15/07/2009 20:15:05
Quando todo mundo esperava ibov não subiu, agora que todo mundo tinha jogado a toalha ele sobe.

Mercado realmente é soberano
venture

Usuário Premium

10 posts
respondido em 17/07/2009 22:06:49
O mercado é soberano e o grafismo não é ciência exata. O grafismo pode indicar movimentos com maior probabilidade de acontecer. Há uns dias, o IBOV estava indicando que ia mesmo confirmar o OCO e cair até os 43 e 44 mil pontos. Acontece que com esses três últimos pregões 15, 16 e 17.07.09, parece que a figura de reversão está sendo anulada e, devemos voltar à tendência de alta (recuperação das perdas da crise).
O objetivo agora é 53.500 e 55.000.
Devemos observar que o volume de estrangeiros está aumentando novamente, isso é saudável. Alguns indicadores reforçam esse movimento = queda do risco Brasil, aumento do preço das commodities, crescimento de 8% da China, resultados melhores do que o esperado das empresas brasileiras (vejam Aracruz e VCP = foram muito bem no segundo trimestre desse ano).
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 18/07/2009 06:38:22
Isso mesmo Venture, sua colocação está correta; Análise técnica indica as maiores probabilidades, Qto maior o período gráfico, maior a probabilidade de acerto. Entretanto fatos, eventos e notícias podem alterar isso, além de vários outros fatores. Por isso a estratégia adotada com gerenciamento de risco é mais importante que a própria análise.
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
respondido em 19/07/2009 12:50:59
Prefiro acompanhar o movimento de entrada e saida de grana gringa, aluguel , termo e descobertas.

Para basear minhas operações.

So opera blue chips
naanzinhu

Novo usuário

1 posts
respondido em 05/08/2009 19:04:41

IBOV está claramente com tendencia altista. Não vejo esse " sem rumo". Para mim não existe nada caro, pois nunca está caro suficiente, quando ainda tem gente querendo pagar! Mas que os papeis que compõem o IBOV já estão devendo uma correção para um movimento de alta mais sadio, aí sim está!


Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 06/08/2009 08:29:59

No intraday os indicadores técnicos sobre comprados sugerem uma correção, entretanto no diário o rompimento da importante resistência nos 55mil pontos, q tb era o topo anterior, indica manutenção da alta, ou uma leve congestão em função dos indicadores intra-dia no curto prazo.


flaviomjr2005

Usuário Senior

45 posts
respondido em 29/01/2010 02:18:53

bem, parece que foi mesmo