Ibov sem rumo 14.7 Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
14/07/2009 19:58:01
È pessoal hoje esperava que ibov acompanhasse e recuperasse as altas das bolsas mundiais , ela refugou , contrariando tudo que conheço.
Vejam aluguel de petr caiu como faca, bolsas mundiais com boas altas.
Respostas [ escrever resposta ]
venture

Usuário Premium

10 posts
respondido em 14/07/2009 22:23:42
Acontece que o IBOV está caro em dólar e o Dow e S&P500 estão mais atrativos graficamente.
Além disso, estão de férias e o fluxo de estrangeiros deve cair bastante na BOVespa.

Acho que com isso, o OCO do IBOV deve se confirmar, perder o suporte dos 48.200 e atingir os 44 ou 43 mil pontos.

Aí sim, teremos bons pontos de compras.
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 15/07/2009 08:10:11
Veja que o Ibovespa tem respeitado bem os pontos pivot anuais (veja mais em Suportes e resistencias para o Ibovespa em 2009)

Eu já comentei aqui no fórum sobre esses pontos e a resistência de 55mil foi exatamente o ponto onde o Ibovespa interrompeu a alta.
Os próximos pontos abaixo no nível atual então mais ou menos perto desses pontos que o venture citou. Acredito que a faixa dos 44mil pontos é uma ótima oportunidade para compra. Evidentemente pode não chegar lá, mas acho bem possível a perda desse suporte em 48mil para buscar o suporte abaixo.
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
respondido em 15/07/2009 20:15:05
Quando todo mundo esperava ibov não subiu, agora que todo mundo tinha jogado a toalha ele sobe.

Mercado realmente é soberano
venture

Usuário Premium

10 posts
respondido em 17/07/2009 22:06:49
O mercado é soberano e o grafismo não é ciência exata. O grafismo pode indicar movimentos com maior probabilidade de acontecer. Há uns dias, o IBOV estava indicando que ia mesmo confirmar o OCO e cair até os 43 e 44 mil pontos. Acontece que com esses três últimos pregões 15, 16 e 17.07.09, parece que a figura de reversão está sendo anulada e, devemos voltar à tendência de alta (recuperação das perdas da crise).
O objetivo agora é 53.500 e 55.000.
Devemos observar que o volume de estrangeiros está aumentando novamente, isso é saudável. Alguns indicadores reforçam esse movimento = queda do risco Brasil, aumento do preço das commodities, crescimento de 8% da China, resultados melhores do que o esperado das empresas brasileiras (vejam Aracruz e VCP = foram muito bem no segundo trimestre desse ano).
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 18/07/2009 06:38:22
Isso mesmo Venture, sua colocação está correta; Análise técnica indica as maiores probabilidades, Qto maior o período gráfico, maior a probabilidade de acerto. Entretanto fatos, eventos e notícias podem alterar isso, além de vários outros fatores. Por isso a estratégia adotada com gerenciamento de risco é mais importante que a própria análise.
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
respondido em 19/07/2009 12:50:59
Prefiro acompanhar o movimento de entrada e saida de grana gringa, aluguel , termo e descobertas.

Para basear minhas operações.

So opera blue chips
naanzinhu

Novo usuário

1 posts
respondido em 05/08/2009 19:04:41

IBOV está claramente com tendencia altista. Não vejo esse " sem rumo". Para mim não existe nada caro, pois nunca está caro suficiente, quando ainda tem gente querendo pagar! Mas que os papeis que compõem o IBOV já estão devendo uma correção para um movimento de alta mais sadio, aí sim está!


Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 06/08/2009 08:29:59

No intraday os indicadores técnicos sobre comprados sugerem uma correção, entretanto no diário o rompimento da importante resistência nos 55mil pontos, q tb era o topo anterior, indica manutenção da alta, ou uma leve congestão em função dos indicadores intra-dia no curto prazo.


flaviomjr2005

Usuário Senior

45 posts
respondido em 29/01/2010 02:18:53

bem, parece que foi mesmo