alavancagem bmf 31.7 Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
31/07/2010 09:07:56

olá pessoal,

danilo, no meu ultimo post voce me aconcelhou a não operar com muito dinheiro na bmf porque a alavancagem é muito alta.

o que eu pretendo fazer é usar uma estratégia que eu testei nos ultimos dois anos com gráficos intradiarios.  nessa estrategia  eu ia operar tanto do lado comprado como vendido, e o retorno medio foi de 4% ao mes nos ultimos dois anos, com índice bovespa.

eu queria operar mini indice alavancando 5vezes ou um pouco menos dependendo da volatilidade, assim o retorno medio poderia chegar a 20% ao mes.

eu sei que é bem improvavel manter um retorno medio de 20% ao mes durante um ano por exemplo.  alavancar desse jeito seria quase um jogo, um gap muito forte contra minhas posições como voce falou, ou algumas perdas sucessivas iria acabar com o capital, porém pelo teste que eu fiz as perdas medias eram de 1% e os ganhos medios de 2,5% , como quero alavancar 5x as perdas seriam de 5% em media e os ganhos de 12,5% e o retorno medio seria de 20% ao mes, mesmo fechando um mes ou outro no prejuizo.

é lógico que para isso eu ia começar com bem pouco capital, começando com 1 ou 2 contratos.

o que voces acham disso tudo? na pratica poderia funcionar, mesmo esses retornos parecendo tão ilusivos?


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 02/08/2010 11:05:35

e.cavalieri,

mesmo gdes bancos, que possuem trades customizados e automatizados, alem de décadas de experiencias (alguns com ganhadores de prêmios Nobel de economia), etc, não chegam a taxas como essas por longos periodos. Tem até casos de ganhadores de Premio Nobel q ganharam 1000% em alguns anos, mas que quebraram anos depois...

Por quê?

devido a alavancagem: não tem jeito se existe matematicamente uma possibilidade de perda total, mesmo q remota, não acho um bom negocio. Seria o mesmo q fazer roleta russa com seu dinheiro...

Agora, se vc fizer algo seguro q dê uma média confiável de 5% a.m. (nem precisa tanto) vc ficará mto bem financeiramente em poucos anos. Mas estou falando de média consistente; não uma media q só é verdade em anos de altas; a estratégia tem q funcionar por dados de 10 anos, 5 no minimo.

vc levou todos os pontos em consideração (mtos não levem)?

tipo: computou corretagem? considerou as perdas com as diferenças de spread?
Só ai eu já acho dicifil ter uma média de perda de 1% (principalmente com contrato futuro)
considerou o numero maximo de erros consecutivos? sua estratégia dorme posicionado alavancado? qual é a perda máxima ocorrida em momentos de crise? etc...?

essa semana estou meio corrido, mas se quiser, depois podemos conversar sobre o tema, tenho até trading system prontos com médias móveis já testadas com varios anos de dados,

abç e boa semana,


e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
respondido em 04/08/2010 12:29:45

danilo, a longo a prazo não funcionaria mesmo, mas se a gente consiguir esses resultados por dois anos por exemplo, ja faz um belo capital. uma parte do lucro de cada operação poderia ser guardada para quando tivermos uma perda muito grande,ainda ter um bom capital para investir.

eu entendo que tentar obter lucros muito alto com operações tão arriscada com opções e futuros é coisa de iniciante.

obrigado pela resposta

abraços


Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 05/08/2010 04:47:59

e.cavalieri,

1. com opções não tem mto dessa: "vamos SEMPRE fazer essa MESMA estratégia q será uma boa", para cada momento terá que encontrar uma estratégia com opções mais favorável ao àquele cenário, com índice e ações até dá.

2.sim, cavalieri, é possível conseguir um resultado desses em dois anos, mas o problemas não é esses, o problema é se o erro à estratégia vir antes...? hehe
Eu não costumo postar link de outros sites, mas tem um artigo mto bom sobre o Nick Leeson (o cara q quebrou o Banco Barings) que vale a leitura, o esquema dele era mto bom, até que deu um erro, e para corrigir esse erro ele alavancou ainda mais para recuperar a perda anterior, mas o que parecia pouco provável acabou com o inevitável face um terremoto no dia seguinte na ásia (bom terremotos sempre são inesperados e inevitáveis!!)

3. eu costumo dizer que deve mover o investidor é o equilíbrio entre o medo e a ganancia, qdo há um desequilíbrio aí, então algo não é bom; ou ele não irá remunerar devidamente seu capital, ou o colocará demasiadamente em risco. Essa é um linha tênue que cada um terá que encontrar (melhor qdo a gente consegue a encontrar apendendo com o erro dos outros, do que com os erros próprios)

4. mas não quero desencoraja-lo a seguir com sua estratégia, só acho q vc tem q encontra uma equação na sua estratégia, onde o risco não comprometa seu capital, mesmo q esse custo seja uma média menor de rentabilidade ao mês.

abç