Estrategia com compra opções ATM a seco 6.8 Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
06/08/2010 11:41:32

olá pessoal, eu to pensando em montar uma estrategia com compra opções ATM a seco.

minha ideia é usar medias moveis curtas. quando a opção não pegar uma tendencia forte de alta a estrategia indicará que devo sair da operação, na maioria das vezes até no mesmo dia, assim eu perderia pouco V.E. das opções. e quando estiver numa tendencia forte de alta eu teria uma valorização muito alta das opções. usando essa estrategia eu só ficaria comprado enquanto a opção sobe muito, e assim que elas começarem a cair o sistema indicaria venda.

eu queria saber a opnião de voces se pode dar certo, ou é inviavel compra a seco por causa da perda de V.E.

obrigado a todos


Respostas [ escrever resposta ]
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
respondido em 06/08/2010 11:45:12

ps: na estrategia vou usar calculadora de opções para ver quantos lotes posso comprar, para achar a variação do preço das opções em relação ao ativo


Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 10/08/2010 08:20:25

e.cavalieri,

o que vc pode fazer para diminuir um pouco o efeito do theta é comprar a ATM, mas vender uma OTM, principalmente qdo for próximo ao vencimento, assim vc minimiza um pouco uma possivel perda pelo theta, a contraparte é uma redução de seus ganhos se a alta for mto forte.

abç