VALOR EXTRINSECO x VALOR INTRÍNSECO 15.10 Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
Roalefer

Usuário Senior

31 posts
15/10/2010 00:31:12

Laranja / Danilo td bem com vcs?

Poderiam por favor me explicar melhor o que é;

Valor Extrinseco

Valor Intrinseco

E como faço pra fazer a análise da melhor opção para vender numa trava de baixa?

 

Obrigado

abraços


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

446 posts
respondido em 15/10/2010 07:23:21

Valor Intrínseco é o valor da opção sem a expectativa, ou seja o valor dela no dia do exercício

portanto:

Cotação da Ação - Strike (valor de exercício) = Valor Intrínseco

o que sobrar no preço da opção é Extrínseco (valor da opção - valor intrínseco)

por isso, apenas opções ITM (dentro do dinheiro) possuem valor intrínseco.

Para saber a melhor alternativa para trava, isso depende do seu objetivo;

se for para aproveitar uma queda, o melhor é ITM,

se for para aproveitar o VE com o efeito do theta o melhor é ATM,

e se o seu objetivo for evitar o exercício o melhor seria OTM (o que em geral não recomendo mto, a menos q vc tenha as ações e esteja fazendo uma operação combinada com as suas ações)