Juro americano cai 0,25% e frustra mercado Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Juro americano cai 0,25% e frustra mercado

11/12/2007 18:37:08

O banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve) decidiu nesta terça-feira, 10, reduzir o juro básico do país em 0,25 ponto porcentual. Com isso, a taxa caiu para o patamar de 4,25% ao ano. Apesar de ser essa a aposta majoritária do mercado, a decisão não agradou os investidores, pois não se descartava um corte mais agressivo, de 0,5 ponto porcentual.

O resultado foi que as bolsas viraram. Em Nova York, o índice Dow Jones passou de alta de 0,35% para queda de 1,23% (às 17h25). A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que operava na máxima antes do anúncio da decisão, em alta de quase 1,5%, passou para uma baixa de 0,72%.

Fonte: O Jornal Estado de São Paulo.

Comentário: Apesar da expectativa dividida da maioria dos analistas, entre 0,25 e 0,50 pontos, o corte do FED frustrou o mercado, não apenas pela decisão, mas pelas indicações de que pode ser que um novo corte demore mais que o esperado pelos analistas. Sendo assim diminui a projeção de crescimento do PIB americano, diminuindo com isso, os lucros futuro das empresas.
Já o nosso mercado, pode apresentar alguma volatilidade em função dessas e outras notícias vindas dos EUA, mas felizmente, hoje eles representam bem menos que no passado de nossas exportações, aliviando o peso desses dados por aqui. Porém, vale destacar que o volume de capital americano na Bolsa de Valores por aqui, é bem significativo, e a saída desses recursos pode aumentar a volatilidade por aqui.