O que é Analise Tecnica Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

O que é Analise Tecnica

Análise Técnica

A Análise Técnica é a análise das cotações históricas tendo em vista prever as evoluções futuras das cotações de um título. A Análise Técnica parte de diversas premissas que passamos a analisar:

a. A cotação de um título desconta tudo: Charles Dow é considerado o pai da Análise Técnica. Por essa razão, muitas das teorias da análise técnica assentam-se na teoria de Dow. Talvez a mais importante seja a de que o mercado desconta tudo. Na prática, um analista técnico crê que a cotação presente de um título reflete toda a informação que se conhece acerca do mesmo.
b. As variações das cotações não são aleatórias: a maior parte dos analistas técnicos crê que as cotações evoluem segundo tendências. No entanto, os analistas técnicos também concordam que podem existir períodos de tempo em que as cotações podem não seguir qualquer tendência definida. Ainda assim, a preocupação do analista é identificar corretamente a tendência de forma a investir corretamente.
c. O analista preocupa-se com «QUANTO?» e não com o «PORQUÊ?»: o analista técnico não estuda a envolvente fundamental de uma empresa, mas sim o histórico das cotações e da tendência das mesmas. A sua preocupação não é saber porque é que as cotações subiram, mas sim identificar a alta antes que esta ocorra.

A análise técnica parte de uma perspectiva generalista até chegar à análise da empresa. Assim, o analista deve iniciar o seu estudo pelo setor de mercado em que a empresa se insere para depois estudar a empresa propriamente dita. A análise deve partir da análise de longo prazo para depois analisar a evolução de curto prazo quer do setor de atividade quer da empresa propriamente dita.

O analista tem basicamente uma ferramenta de análise que são os gráficos quer das cotações históricas quer de indicadores matemáticos calculados com base nos históricos de cotações. Vejamos os elementos básicos da análise:

Tendência (vide fig. abaixo): o objetivo primário é identificar a tendência de evolução da cotação. Numa linguagem mais simples, o objetivo é verificar se o título se encontra numa evolução de queda (bearish) ou numa evolução de alta (bullish)

Curso de análise gráfica

Suporte: áreas de congestão abaixo da cotação presente de um título são áreas que podem marcar níveis de suporte para a cotação do título. Caso essa linha seja rompida, poderemos entrar numa zona bearish.

curso análise técnica

Linha de Resistência: áreas de congestão acima da cotação de um título definem níveis de resistência. Se a cotação romper essa linha de resistência podemos entrar numa zona bullish.

Momento: o momento de uma empresa é geralmente calculado com base em osciladores como o MACD
Pressão vendedora/compradora: para identificar se a pressão está do lado dos Bulls (Compradores) ou dos Bears (vendedores), o analista técnico socorre-se da análise do volume associado ao título.

Tal como a análise fundamental, a análise técnica encerra vantagens e desvantagens. A maior vantagem é que o analista técnico só se concentra na cotação do título. Ora se a maior preocupação é prever a evolução futura da cotação, faz todo o sentido analisar a cotação histórica. Outra vantagem prende-se com a identificação de linhas de suporte e resistência que definem limites potenciais da evolução da cotação da empresa. Finalmente, a análise técnica é ótima para decidir o momento de entrada no mercado.

A maior desvantagem da análise 100% técnica é que é esquecida por completo a análise fundamental. As cotações, além de serem influenciadas pela sua evolução passada, são igualmente afetadas pela envolvente de mercado em que se posicionam. Outra desvantagem é que a análise técnica geralmente não antecipa as inversões de tendência antes que elas ocorram. De fato, só após a tendência se ter começado a desenhar é que é geralmente detectada.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Alexandre comentou:

Excelente conteúdo. Estou iniciando meus estudos sobre ações e as informações da páginda (e do site todo) estão sendo de extrema valia.
Muito obrigado por manter o material disponível para todos.


Marcos Cesar Oliveira comentou:

Gostei muito, das informações,estou iniciando estudos sobre ações e investimentos, sou formado em Gestão Financeira.Grato.


bzinvestidores comentou:

Muito bom. Claro, conciso e direto. Para quem está iniciando mostra-se ser um texto na medida certa de profundidade. Parabéns.


paulo cesar comentou:

ola gostaria muinto de aprender sobre analises tecnicas e outras coisas mais sobre bolsa de valores


Danilo comentou:

Olá Paulo,
Veja nossos cursos online disponíveis para vc poder aprender sobre investimentos em bolsa de valores.
Cursos de investimentos
att.,


maykerander comentou:

estou iniciando agora e Isso esta me ajudando muito.


Leonidio Levinski comentou:

Show de bola, estou começando na parte técnica e o conteúdo é excelente, muita valia mesmo, obrigado.


HÉLIO MARTINS comentou:

Sou corretor de imóveis e estou terminando o curso de direito. Tenho grande interesse pelo mercado de ações e estou iniciando uma pesquisa sobre o assunto. Gostei muito do pouco que lí e se este material continuar disponível continuarei minhas buscas por aqui. Obrigado por disponibilizar estas informações para o público.


Alice comentou:

Parabéns pelo excelente conteúdo, site ótimo para quem deseja inciar os estudos.
Obrigado


Maurício comentou:

Boa tarde.
Estou iniciando em bolsa e gostaria muito de ter mais informações a respeito,pois acho que apenas os blogs ficam um pouco vago desde que cada um tem seu ponto de vista ao passo que uma literatura certa possa ajudar a ter uma opiniao propria.


Danilo comentou:

Olá Maurício,
No portal InvestMax você encontra um basto conteúdo gratuito na área de aprendizado e nos Artigos, e se desejar, pode acessar a aba cursos para vc conhecer nossos cursos e poder ir mais a fundo no assunto, com uma orientação mais profissional.
att.,


j.m.morgenstern comentou:

a minha dúvida é: se o papel está subindo e consequentemente seus suportes, quando então devo vendê-los?


Paulo comentou:

Já pesquisei muito sobre a matéria;
Já encontrei sites bons;
Mas, este, sem dúvida é o melhor... explicações, simples, claras, e com exemplos...
Muito bom mesmo!
Site que recomendo e que passarei a frequentar com regularidade!
Bom para quem quer aprender - muito didático.


Hernane comentou:

Excelente artigo e ajudou muito! Por favor continuem publicando! Abraços - Hernane.


 
Publicidade

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Os governantes das principais economias, por razões políticas, ainda teimam e sonham com um fim benigno da crise que já perdura por mais de 4 anos. Enquanto isso, a maioria dos investidores continua frustrada com a indefinição do mercado de ações. Os que tiveram sucesso com esse tipo de investimento...

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...