Swing Trading (Alternativa ao Day Trading) Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Swing Trading (Alternativa ao Day Trading)

Professor Metafix

Swing Trading com Resistências e Osciladores

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros sem desconsiderar a possibilidade de se mudar para o Day Trading quando for necessário para salvar uma operação vitoriosa.

Aproveito a oportunidade para apresentar uma forma simples e efetiva para se lucrar com o Swing Trading sem stress associado ao Day Trading, e sem perder a emoção e o prazer de operar todos os dias quando for necessário. O swing trade, em tempos maiores, como tendência diária, é ainda mais simples e mais recomendado entre todos modos de operação. Entretanto, podemos aproveitar as tendências exibidas em períodos curtos até de menos de uma hora para se divertir com os swings sem ter que esperar muitos dias por uma retração. O Swing Trading, na realidade, permite jogadas efetivas acompanhando a tendência como se faz em investimentos de longo prazo, só que se aproveita dos swings de curto prazo que podem render bons lucros.

As modalidades de Swing Trading e Day Trading não exigem a paciência de Jó relacionada aos posicionamentos longos que, por características próprias, forçam muitos operadores a se retirarem do mercado antes do tempo com prejuízo. Temos que aceitar a falta de paciência como uma fatalidade de quem opera ou vive de negócios. Entretanto, para combatê-la precisamos fazer duas coisas; aprender a domá-la e evitar situações que demandam-na além da nossa capacidade psicológica para esperar – ninguém é de ferro! Isso é verdade especialmente pra quem opera com pouco dinheiro.

O swings vem de todos tamanhos e gostos. Se olharmos num gráfico semanal, veremos que alguns movimentos levam semanas para se completarem, mas se olharmos os gráficos em períodos menores teremos swings que levam apenas dias, outros duram poucas horas e alguns acontecem dentro de minutos. O problema central é como aproveitar essas subidas curtas ao longo de movimentos maiores que chamamos de tendência.

Sabemos que quanto menor for o período gráfico, menor também será o lucro de cada operação. Por isso, podemos nos apropriar dos movimentos curtos pra lucrar com mais frequência. As jogadas repetidas compensam e aumentam os lucros dos investimentos sem a tormenta da impaciência que afligem a maioria dos operadores.

O desafio de se operar com Swing Trading é escolher um tempo gráfico que dê lucros suficientes para satisfazer "O desafio de se operar com Swing Trading é escolher um tempo gráfico que dê lucros suficientes para satisfazer nossas aspirações sem aumentar os riscos" nossas aspirações sem aumentar os riscos de perdas inesperadas por causa de mudança de tendência. Entretanto, quanto maior for a frequência das jogadas menor os ganhos por operação. Daí surge a necessidade de se operar dentro de uma frequência que dê um lucro razoável e evite perdas comuns às retrações que podem se transformar em mudança de tendência. Isto é, quanto mais tempo esperarmos por uma retração para operar, acompanhando a tendência, maior o risco de ser pego por uma mudança inesperada. Com o Swing Trading diminui-se bastante esse risco e aumentam-se consideravelmente os lucros.

Como diz o refrão em inglês - the trend is your friend except at the end when it bends. Isto é, a tendência é tua amiga, exceto no fim quando ela muda. É nesse ponto que ouvimos os amigos perplexos, perguntando: “tá caindo, devo vender ou ficar posicionado?” A pergunta é pertinente porque desconhecemos quando o movimento indica um swing normal ou uma mudança de tendência. Com o Swing Trading evitamos esse problema, mas precisamos definir o tempo gráfico que desejamos operar, confiar nos indicadores escolhidos e evitar a ganância.

Podemos operar com segurança com um indicador que mostre o começo e o fim dos movimentos em qualquer tempo gráfico e tomando alguns cuidados, como manter atenção nos rompimentos das resistências, não antecipar as "Podemos operar com segurança com um indicador que mostre o começo e o fim dos movimentos em qualquer tempo gráfico e tomando alguns cuidados" indicações gráficas, e nem se precipitar com jogadas prematuras. Isto pode ser feito até contra a tendência de queda. O importante é entender as resistências e suportes com ajuda de um indicador. Para isso, escolhi o stochastic (estocástico) porque é o mais comum e fácil de entender, embora funcione com um pouco de atraso.

Se alguém não tem tempo para acompanhar o mercado de hora em hora, pode utilizar os movimentos diários, mas deve se prepara para ficar posicionado vários dias. Vamos aproveitar para dá exemplos de swings usando tempos gráficos com velas de meia hora. Os mais audaciosos podem operar com movimentos de 15 minutos ou até menos de 5 ou dez minutos. Entretanto devem ficar atentos e preparados para mudar, para Day Trading porque quanto menor o tempo mais instável é a direção dos preços. Na realidade, com períodos menores do que uma hora, aconselho a operar pensando em Day Trading como alternativa caso seja necessário.

Vamos ilustrar o Swing Trading com o tempo gráfico de meia hora usando ação telb4, o “mico” preferido dos novatos! Apesar dos movimentos serem pequenos, ação como essa pode dar bons lucros no curto prazo enquanto "ação como essa pode dar bons lucros no curto prazo enquanto não se define e o que vai acontecer com a empresa no longo prazo" não se define e o que vai acontecer com a empresa no longo prazo. Entretanto, deve-se ter muito cuidado; logo que o oscilador, neste caso, o stochastic, atingir a zona de sobre comprado deve-se cair fora com os lucros, mesmo que sejam pequenos.

Notem que no gráfico, acima, usei uma media móvel de 40 e velas de meia hora durante 5 semanas com stochastic de 14, 3, 3. Notem também que a ação está num tendência de alta, isso facilita muito o Swing Trading, porem não é necessário, como mostra o último swing. O gráfico mostra também que, apesar da tendência já ter virado no final desse período, ainda assim ofereceu uma oportunidade para mais uma entrada lucrativa.

Para facilitar o entendimento marquei 5 entradas no gráfico, acima. Elas estão assinaladas com uma pequena barra horizontal bem no ponto onde as resistências foram quebradas. Se tivéssemos feito essas operações, o total de lucro chegaria aproximadamente a 3 mil reais em cinco semanas, mais ou menos, para uma ação que valia apenas uns $1,40. Os dados são aproximados porque os recursos do advfn gratuito são limitados, mas ilustra bem o que queríamos demonstrar.

Para facilitar as operações em qualquer tempo gráfico, examinemos alguns detalhes significantes. A importância do Stochastic é marcar o começo e o fim dos movimentos. Quando ele entra na zona de sobre vendido, o movimento de queda se aproxima do fim. Isto é, ele indica uma zona de suporte. Entretanto só vamos conhecer o ponto de virada depois que ele sai da zona de sobre vendido e a resistência de alta for quebrada. Confira as quebras de resistências que estão marcadas pelas barras horizontais para indicar o começo do swing de alta.

"Portanto, para entrar com segurança numa jogada, temos que seguir 3 passos" Portanto, para entrar com segurança numa jogada, temos que seguir 3 passos: primeiro, verificar se o stochastic já entrou ou se aproxima do ponto de sobre vendido, segundo, esperar que ele inicie o caminho de volta (isto pode acontecer sem penetrar a zona de sobre vendidos), terceiro verificar se a resistência no gráfico foi quebrada. E para sair, aproveite a indicação do stochastic na zona de sobre comprados. Pratique isso ai com outras ações e outros tempos gráficos para sentir o poder dos Swing Trades. Boa sorte!

Professor Metafix.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Dri Viaro comentou:

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde

bjss

aguardo sua visita :)


madeira comentou:

Muito boa a matéria. Sou praticante do day trade, mas vou me aprofundar na modalidade, que parece ser bastante eficiente.


Narciso Alves de Souza comentou:

sou iniciante e tenho algum conhecimento em análise técnica, porém gostaria de receber noticias sobre ações para poder operar day trade


Zucatelli comentou:

Otimo artigo!


Rafael comentou:

É bom lembrar que tanto no swing como no day-trade, se você operar com pouco dinheiro, você corre o risco de acabar perdendo ao invés de ganhar, devido às taxas e corretagem já que o lucro do trade será menor. Portanto, olho vivo!


Rafael comentou:

Existe um valor minimo ideal para se operar no swing ou day trade. R$10.000 já seriam sucientes?


Danilo comentou:

Olá Rafael, sim é suficiente. Vc deve apenas ficar atento aos valores de corretagens. Normalmente banco tem taxas altas, e para esse valor pode pesar contra.


 
Publicidade

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Dizem que os chineses definem crise com dois caracteres, perigo e oportunidade. Em escrever sobre a crise econômica atual o autor corre muito risco e pouca oportunidade de apresentar algo concreto para o leitor. Dito isto, e sem querer contrariar a verdade chinesa, proponho alguns considerações sobre a crise econômica mundial...

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...