Aproveitando os Sinais da Análise Gráfica

Professor Metafix

A maioria da humanidade vive num dilema entre aceitar os fatos, como um juiz num tribunal, ou rejeitar qualquer evidência para satisfazer os desejos do subconsciente. Os traders não são diferentes e, muitas vezes, também não acreditam nos sinais porque no subconsciente desejam outra coisa. Já fiz muitos estudos e prático muitas jogadas, raramente erro, quando se trata de simulações. Tudo é simples; só  precisamos comprar depois da queda e vender depois da subida de preço. Infelizmente, com dinheiro a verdade e os fatos mudam de cor;  a pressão no bolso aumenta, e o subconsciente corrobora com a transformação; o medo de perder e a ânsia de ganhar aumentam e deixamos de ser objetivo. Destarte, cometo erros como qualquer outro operador. Por isso, e por outros motivos, estou sempre procurando sinais que sejam fortes e incongruentes com os desejos do subconsciente. Infelizmente, a certeza é incongruente com as forças aleatórias que dominam o mercado. Por isso os sinais de compra e venda devem ser bem claros.

Aproveito o momento para compartilhar com os colegas algo que venho praticando e que pode ajudar muitos a melhorar os acertos e diminuir os erros nos day trades alavancados. Não se trata de nenhuma recomendação, mas uma demonstração de que existem boas alternativas para se operar com mais segurança e prazer.

Algum tempo atrás escrevi uma nota mostrando como alinhar os gráficos do tipo Renko. Como sabemos, as medições de renko ignoram o tempo e trabalham apenas com a variação de preço. O Renko é um tijolinho ou caixa de tamanho fixo. Isto é, cada caixa representa um aumento ou uma queda de preço do mesmo tamanho. A grande vantagem do Renko é mostrar, com muita clareza, os suportes e as resistência independente de quando ocorrem. Todos que vivem de compra e venda sabem que a coisa mais importante é identificar os suportes e as resistências independente da ocorrência temporal. O Importante é ganhar quer seja de manhã ou à tarde, a hora não interessa.

O problema do Renko é a sensibilidade à volatilidade dos movimentos e ao tamanho da caixa. Quanto menor for o tamanho da caixa, medido em pontos de variação de preço,  e quanto maior a volatilidade, mais suportes e resistências se formam ao longo do gráfico. Isso dificulta bastante quando queremos praticar o day trade. Como não podemos controlar a volatilidade, podemos mudar o tamanho da caixa e o tempo de formação. Assim, podemos  alterar o tamanho dos movimentos e dirimir as dúvidas quanto aos suportes e as resistências. Segundo, podemos aumentar ainda mais a qualidade desses sinais utilizando um indicador menos sensível ao tempo e às mudanças de volume. Por isso, uso o Canal de Índice de Commodities, o CCI. Esse setup é excelente para se operar commodities e futuros, mas pode ser usado com moedas, outros ativos e derivativos.

No gráfico abaixo, ilustramos essa discussão, usando movimentos de 10 minutos para operar o mini-índice da Bovespa. Usamos uma média móvel de Hull, tamanho 14, um CCI de tamanho 21, e para a caixa do Renko usamos 20 pontos. Esses parâmetros podem ser alterados para satisfazer o desejo e intento do operador.

Notem que com esse setup o operador pode fazer várias jogadas no dia sem a necessidade de alinhar os movimentos. A formação de suportes e de resistências fica muito clara com esse tipo de setup. Ele também pode ser usado para se operar opções e outros ativos, como dito.

Notem também que operando várias vezes dentro de um intervalo de tempo, como um dia, diminui-se bastante as perdas provocadas pelos recuos de preço ao longo da tendência. Quando podemos operar comprando e vendendo, como fazemos com futuros, o problema das perdas com os recuos de preço é eliminado mas, com ativos que não podemos operar “short”, essas mudanças causam prejuízo.

Finalmente, outra recomendação importante: não deixe de fazer testes com diferentes setups antes de operar. O mercado muda e os preços, pela força da oferta e da procura, estão sempre em ebulição. Boa Sorte!

Prof. Metafix, Wisconsin 19 de novembro de 2023.

Professor Metafix
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Surfando as Ondas nos Gráficos Renko

É muito agradável surfar as ondas do mar pegando jacaré. Praticar o day-trading tem alguma semelhança e pode ser bastante gratificante também. Observamos que a variância dos preços é semelhante às ondas do mar ou as de partículas aleatórias; temos ondas de todos tamanhos. Todavia, como pegadores de jacaré na […]
 decoding decoding