Tendência, Alinhamento, Suporte e Resistência Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Tendência, Alinhamento, Suporte e Resistência

Professor Metafix

Tendência, Alinhamento, Suporte e Resistência

Opero no mercado financeiro todos os dias. Sou aficionado por jogadas rápidas. Sigo o alinhamento, obedecendo a tendência mais próxima do meu tempo de operação. Observo os suportes nas compras e respeito as resistências nas vendas dentro dos períodos que escolho para operar. Não tem como errar; exceto quando minha intuição me traí. Isso pode acontecer com pouco ou com muito dinheiro, mas o mercado não engana ninguém. Quando as condições indicam alta, o mercado sobe, e quando indicam baixa, ele cai. Não adianta teimar pois não sabemos porque, mas existem indicadores que ajudam identificar a tendência e os pontos de inflexão. Invariavelmente, teremos ações teimosas que podem contrariar as ondas do mercado, mas é bom não pensar na exceção. Quem opera acreditando na exceção perde dinheiro sem exceção. 

Outro dia uma amiga perguntou como aprendi “tudo isso”. Minha resposta foi elíptica; expliquei que sempre estudei sozinho. Na realidade, aprendi conversando com os livros, isso todos podem fazer. Recomendo o livro de Jesse Livermore -- Reminescência de um Especulador Financeiro. Livermore operava usando o caminho traçado no título desta nota. As palavras são minhas, mas a lição é dele. Livermore, teve uma vida trágica, mas deixou uma grande lição para quem deseja sucesso negociando com ações.

A lógica é esta: Por que comprar uma ação quando o mercado está caindo, ou vender quando ele está subindo a não ser para a realizar lucros? Entretanto, como operamos observando o mercado com gráficos, podemos nos enganar facilmente. As imagens são traiçoeiras porque preferimos acreditar no que gostamos. Isto é, carregamos os germes do erro e da teimosia no nosso DNA. É preciso reconhecer isso pra diminuir os erros e aumentar os acertos.

Os preços podem parecer que estão subindo, quando visto com gráfico de uma hora, mas observando a tendência com gráfico diário, ela pode mostrar preços caindo. E ai fica a dúvida, deve-se comprar seguindo a direção indicada no gráfico de uma hora ou vender seguindo a tendência indicada nos períodos maiores? 

A lição mais importante é seguir a tendência maior operando com as ondas menores. The trend is your friend, dizia Charles Dow. Observe as resistências e os suportes que se formam ao longo dos movimentos. Isto é, os gráficos avisam se a tendência é de alta ou de baixa e ainda mostram os pontos de entradas e saídas -- maravilha!

Para entender porque nos enganamos é bom lembrar da contradição que predomina entre movimentos de curto e de longo prazo. Somente o alinhamento automático pode nos livrar da briga entre a lógica e a emoção. A primeira diz para operar com a tendência, mas a segunda é impaciente e empurra para aproveitar qualquer movimento. Nunca desobedeça a tendência e aprecie a importância dos suportes e das resistências dentro de uma onda de alta ou de baixa. Caso tenha dificuldade pra identificar esses pontos, use um indicador para se orientar melhor.

Confesso que já cometi muitas bobeiras, e ainda erro porque não consegui domar totalmente meus desejos de operar a qualquer hora. E sabemos que, quem opera a qualquer hora, pode perder a qualquer hora. O timing das operações é importante, mas ele exige disciplina e auto-controle.

Outro dia fiquei preso numa operação por quase três semanas. Fiz uma compra no mini índice sem verificar a tendência de curto prazo. Felizmente, não realizei prejuízo porque, num prazo mais longo, tinha duas coisas a meu favor: Margem suficiente pra garantir as perdas até certo ponto; segundo, sabia que no longo prazo, como o viés, no mercado de ação, é de alta, ele me salvaria daquele erro. Assim, o risco era alto, mas não realizei prejuízo. Sai com lucro e bastante alívio, claro!

Mas por quê incorrer nesse tipo de erro? Só Freud explica! Só podemos diminuir os erros, e aumentar os acertos, quando domamos nossos desejos via alguma técnica. Temos que agir como se fossemos budistas. Os budistas não se dobram aos desejos materiais porque obedecem aos princípios da fé, mas não é fácil. Passam horas meditando para não cair em tentação!

Destarte, no mercado, devemos passar mais tempo tentando nos controlar, analisando e avaliando a situação do que operando. É preferível obedecer as regras do que perder o que já ganhou ou o que deseja investir.

Sistematize as jogadas pois, o que adianta jogar de qualquer jeito e perder de qualquer jeito? A estratégia vencedora é a de se operar em sintonia com o mercado, e somente com aquelas ações que estão alinhadas. Quando as jogadas forem de curto prazo, obedeça as ondas menores e as ondas maiores alinhando-as. Opere nem que seja com movimentos de um minuto obedecendo ondas de cinco!

Adoro operar, e faço um pouco todos os dias. É gostoso ganhar nem que seja um pouquinho. O processo é desafiante. Ele revela facetas de minha personalidade que não conseguiria identificar praticando outras atividades. Apesar da minha teimosia, só vendo minhas ações com lucro, pois no longo prazo o viés e as tendências de alta me protegem contra os prejuízos e minha intempestividade. E, apesar do altruísmo que julgamos ter, sabemos que em qualquer circunstância, negociamos para ganhar. No final das contas, a dor da perda é muito mais intensa do que sensação dos ganhos. 

Prof-Metafix
Wisconsin, 19 de junho de 2016

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Julio comentou:

Estava com saudades dos seus textos. São inspiradores para qualquer trade!


Ariovaldo Ferreira comentou:

Vou iniciar usando em day trade o alinhamento automático. Obrigado pelo artigo.


 
Publicidade

Estudo que visa indicar onde estão concentrados os grandes investidores ajudando na direção de posições. Veja a força dos Comprados e Vendidos nas Opções da PETR4

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

O processo de escolher uma ação tem uma distinção duvidosa de ser bom ou ruim. A nossa formação religiosa cultural impede de se fazer uma avaliação isenta dos preconceitos que carregamos desde a infância. Por outro lado, os grafistas e fundamentalistas não se entendem. Certo é que, se alguém deseja ganhar dinheiro deve...

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não