Aproveitando as Inflexões de Preço Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Aproveitando as Inflexões de Preço

Professor Metafix

Aproveitando as Inflexões de Preço

"A paciência é amarga, mas o fruto dela é doce." JJ RousseauSabemos que existem duas formas de se operar o mercado de ações. Escolhe-se uma boa ação, compra-se e aguarda o preço dela aumentar, mas sem prazo definido para vender. A segunda alternativa, é comprar e vender com frequência definida pelas inflexões na linha de preço.

Com um pouco de planejamento e paciência, podemos acertar todas vezes que operamos. O único problema difícil de se controlar é a impaciência. Tecnicamente, sistematizar as jogadas é fácil, mas ter paciência pra esperar a hora certa pra comprar ou vender é, psicologicamente, complicado. A forma mais fácil, para controlar o desejo de operar a qualquer momento, é operar mais vezes, respeitar as formações dos gráficos e ignorar a intuição pessoal. Essa prática é uma valiosa arma para controlar o risco de perder dinheiro.

Dentro de qualquer intervalo de observação, os preços se movem em trajetórias aleatórias. Essa incerteza mete medo no investidor. Entretanto, com muito cuidado, dá para sistematizar as jogadas e por ‘ordem’ no caos! O risco cai bastante quando aceitamos que os preços mudam da zona de sobre vendidos para zona de sobre comprados e vice versa. Isso acontece com qualquer ação e dentro de qualquer formação gráfica. Dentro dessa trajetória ou movimento, aparecem inflexões de preço que podem indicar, ou não, alteração de rumo. Isto é, uma pequena mudança num gráfico semanal pode ser uma alteração no rumo de uma tendência diária. A única forma de saber se a inflexão indica o começo de um novo movimento, ou uma pequena mudança na trajetória atual, é alterar o período de observação. Essa é uma prática conhecida como ‘análise de cima pra baixo.’ Ela permite que se escolha a formação mais desejável para se abrir e fechar uma posição.

Para identificar se uma inflexão na linha de preço é uma mudança simples ou uma indicação de um novo movimento, precisamos mudar o tempo gráfico e trabalhar com osciladores confiáveis. Já testei vários osciladores. Gosto do estocástico porque ele indica o começo e o fim dos movimentos, visto em qualquer período de análise. Com o estocástico, podemos esperar para que o preço chegue às zonas de sobre comprados e de sobre vendidos. Ao mudar de uma formação, que leva tempo para se formar, como de uma dia, para outra de menor intervalo, como uma hora, estamos ampliando a imagem do gráfico. Uma mudança pode parecer obscura e insignificante, visto com gráfico de um dia, por exemplo, mas torna-se bastante importante e clara quando ampliamos para um gráfico de uma hora ou menos. Para quem gosta de operar mais a miúdo as formações de meia hora ou, de quinze minutos e até de um minuto ajuda resolver o problema da impaciência sem prejuízo nas operações.

Destarte, quando os preços estiverem subindo ao longo de uma tendência e recuarem sem aviso, mude para um período menor. Se o gráfico de período menor indicar um topo, feche a posição comprada, e aguarde pacientemente por um fundo para fazer uma nova compra. Esse exercício, além de evitar prejuízo, protege o investimento do perigo de uma reversão inesperada de tendência.

Confira com o gráfico abaixo, da Gerdau, GOAU4. O primeiro gráfico representa um movimento de preço de 4 horas. O segundo gráfico, de meia hora. As duas formações cobrem o mesmo intervalo de tempo, do dia 15 de maio até o dia 9 de junho, 2017. Note a forte inflexão no gráfico de 4 horas. Esta representa o início de um movimento, visto com intervalos de meia hora.

MT5

Seria tolice não aproveitar essa mudança para evitar o prejuízo advindo do recuo nos preços. Sempre que o preço começar a recuar, deve-se mudar para um período gráfico menor. Se esse indicar um topo, vende-se, depois é só aguardar o estocástico alcançar a zona de sobre vendido novamente, para comprar mais do mesmo ativo.

O exemplo, deixa claro que em se transformar as ondas longas em movimentos menores, aproveitam-se as mudanças temporária para lucrar mais. Você vai compensar o lucro menor das jogadas curtas jogando mais vezes.

Note que no primeiro gráfico (4 horas) só existe uma posição segura para uma compra, no dia 15 de maio. Compra-se quando o estocástico se arrasta para fora da zona de sobre vendidos. Entretanto, quando examinamos a inflexão de preço com um gráfico de meia hora, descobrimos 3 topos e três fundos. Assim, em vez de uma operação, podemos operar 3 vezes durante intervalo de tempo mencionado. Se desejar operar mais vezes, mude o gráfico para um intervalo ainda menor. Examine essa forma de operar com naturalidade.

Note: O estocástico que usei acima tem a seguinte configuração: 7, 3, 5. Pratique o exercício muitas vezes para domar a impaciência e se acostumar com a técnica de Day Trade.

Note: Os gráficos foram extraídos da plataforma MT5.
Boa sorte! Prof. Metafix.
Merrill, Wisconsin, 20 de junho de 2017

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.