Alinhando gráficos tipo renko.

Professor Metafix

Alinhando gráficos tipo renko.

Desta vez vamos aprofundar sobre os gráficos tipo renko. O alinhamento dos períodos de operação com gráficos tem sido uma constante na minha experiência de day trader. Depois de operar muito tempo alinhando os tempos gráficos descobri que essa é a forma lógica para evitar erros e aumentar a confiança de quem opera. Esse entendimento vem desde Charles Dow que pregava para não operar contra a tendência

A lógica do mecanismo de compra e venda é muito simples, desde que se obedeça às regras. Sabemos que, quando a tendência for de alta, devemos entrar comprando e nunca vendendo; e, quando for de baixa, entrar sempre vendendo e nunca comprando. Todavia, aí surge a segunda pergunta: Quando comprar ou vender? Só tem um jeito: aguardar uma queda de preço para comprar e esperar um aumento de preço para vender! Essa prática é muito simples e suficiente para se lucrar e nunca perder, mas não é o que acontece com muitos operadores. Estes teimam em encontrar alternativas ou jeitinho de ganhar mais e, com isso, violam as regras. Todavia, forçados pelas crenças  ou por falta de disciplina, operam sem regras e, assim, amargam prejuízos.

Estou repetindo o óbvio para quem já tem a prática de operar obedecendo às regras. Infelizmente, essa simples ideia não é muito difundida, O pior, ela é ignorada por muitos que procuram alternativas melhores. Destarte, é importante insistir que, para aumentar a segurança das jogadas de curta duração, devemos praticar o alinhamento automático com qualquer tipo de gráficos e tipo de ativo financeiro.

Assim, volto a escrever sobre o alinhamento por dois motivos: Primeiro, para mostrar como podemos praticá-lo com os gráficos tipo renko e, segundo, para difundir mais essa prática entre os colegas. 

Uma ação pode dar prejuízo no curto prazo e lucro no longo prazo, mas pode dar muito mais lucros quando operamos muitas vezes para evitar os prejuízos causados pelas quedas temporárias de preço. Essa é a importância das operações de curto prazo, evitar prejuízo provocado pelas ondulações de valores. Alinhando os movimentos é fundamental também para se aproveitar as pequenas variações de preço. Por isso, insisto que devemos lutar contra as crenças subliminares que contrariam a lógica do alinhamento e a regra de Dow. Isso é mais importante para quem pratica operações de curto prazo.  

Há poucos dias publicamos uma nota sobre o uso dos gráficos tipo Renko apenas para mostrar que além de velas , linhas e outras formas de representação, temos os Renkos, ou blocos uniformes de variação  de preço que medem as mudanças ignorando o tempo. Com isso, os suportes e as resistências ficam bem claros.

Apesar da clareza do renko, é importante ressaltar as vantagens dessa modalidade gráfica. Por exemplo, um gráfico de 30 minutos pode esconder inflexões quando analisado com um gráfico menor de 10 ou de cinco minutos. Usamos dois gráficos, abaixo, do mini índice bovespa de 20 de outubro de 2023. 

O primeiro gráfico é de 60 minutos com renko de 40 pontos (por sinal bem lento por causa do tamanho do renko). Este mostra que entre 11;30 e 14:30, houve um movimento de alta muito forte. Quando mudamos para o segundo gráfico de 15 minutos, com renko de 10 pontos, notamos que poderíamos ter feito duas operações evitando perdas de valores com a retração intermediária que estava escondida no gráfico mais longo.

Destarte, mudando o tempo e o tamanho do renko para valores menores, aparecem  mais oportunidades para se operar com períodos mais curtos e assim lucra-se mais e evitamos perdas causadas por variações negativas no preço.

Portanto, para fazer operações mais curtas e alinhadas com períodos mais longos usando o sistema renko, devemos encurtar o tempo de operação ou diminuir o tamanho da caixa renko ou usar uma combinação dessas duas opções. Boa sorte! Prof. Metafix. Wisconsin, 21 de outubro  de 2023.

Professor Metafix
Últimos posts por Professor Metafix (exibir todos)
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Alinhando Gráficos de Linha com Renko 

Quando alinhamos gráficos de preço traçados com diferentes intervalos de tempo, criamos uma visão dupla que elimina dúvidas e esclarece a direção dos preços. Essa técnica é lógica e corrobora com os ensinamentos de Charles Dow que reconheceu, há muito tempo, a importância de se obedecer a tendência dos preços. […]
Grafico RenkoGrafico Renko