Análise Técnica: Alinhamento Automático com média móvel e estocástico Bovespa: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Análise Técnica: Alinhamento Automático com média móvel e estocástico

Professor Metafix

Análise Técnica: Alinhamento Automático com média móvel e estocástico

         Preços de ativos financeiros têm poder para se auto organizar em função da força aleatória que predomina em séries temporais. Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender essa organização. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de "Assim, podemos entender com menos dificuldades a direção mais provável dos valores." períodos diferentes e enganam o operador. Os gráficos servem também para ver o efeito da lei de regressão e da distribuição estatística. Assim, podemos entender com menos dificuldades a direção mais provável dos valores. Regressão e distribuição são os pilares da metodologia e a base dos movimentos irregulares a que os preços se submetem ao longo do tempo.

          Desconheço outra alternativa para interpretar séries temporais. Isto me compele com humildade a utilizar o alinhamento automático como a melhor garantia de ganhos e mínimo de perdas, porém não desprezo nenhum outro conhecimento ou estratégia. Afirmo isto porque é importante nos resguardar contra forças aleatórias desconhecidas que atacam inequivocavelmente de forma probabilística. Além disso, devemos ter os devidos cuidados para não contrariar a direção dos preços ou, pelo menos, não operar quando ela não for clara. "The trend is your friend".

          O alinhamento automático é uma forma correta e muito simples de se utilizar a análise técnica. A simplicidade se transforma numa barreira para os que julgam o mercado complicado. Entretanto, o método apenas aponta para os melhores pontos de virada indicados pelos suportes e pelas resistências alongo de uma tendência. Note que falei -- ao longo de uma tendência! Obedecer a tendência é a garantia de uma boa jogada. "Nada é mais gratificante do que se operar com um mínimo de incerteza numa atividade tão incerta" Nada é mais gratificante do que se operar com um mínimo de incerteza numa atividade tão incerta como é a de se negociar com ações e seus derivados. E para isso temos regras que teimamos, por desejos inconsequentes, em desobedecê-las. O alinhamento dos tempos gráficos não contraria ou elimina outras formas de se operar, apenas reforça o poder da tendência e, por isso, torna-se indispensável para o sucesso de quem opera.

         O método permite que se opere muito bem usando apenas dois ou três indicadores. Prefiro uma média móvel curta, de 40 ou 50 períodos, e um oscilador como o estocástico. A média pode ser substituída por bandas, como as Bandas de Bollinger ou outra qualquer porque exibem uma média móvel com as respectivas linhas de variança. O estocástico pode ser um longo de 15,1, 5, mas também podemos acrescentar um curto de 5, 3, 2 ou combinação semelhante. Para melhor resultado, o operador deve usar um programa que permita alterar os parâmetros dos osciladores e que também possa coloca-los numa mesma janela da plataforma pois fica mais fácil notar o alinhamento deles. Isso dá um resultado bastante superior àquele em que se utiliza apenas um tamanho isolado. O estocástico maior demora a mostrar os retornos dos movimentos porque usa uma média com mais períodos, mas tem a vantagem de eliminar indicações falsas que, às vezes, ocorrem com pequenos movimentos capitados pelo indicador menor.

         Nas ilustrações abaixo, utilizei os gráficos da plataforma Metatrader 4 (MT4) e, como se trata de uma plataforma para negociar moedas, índices, mercadorias e CFDs, aproveitei o gráfico do mini índice Dow Jones, versão eletrônica. Se o leitor for negociar ações e índices brasileiros, aconselho alugar uma boa plataforma gráfica. As empresas européias que operam moedas, índices e CFDs, geralmente oferecem boas plataformas sem taxas adicionais. Inicialmente, se o leitor quiser apenas praticar, aconselho uma versão para demonstração da MT4 que tenha os CFDs, porque estes são gráficos de ações e índices.

         Para agilizar as observações e mostrar como o alinhamento automático funciona, escolhi apenas dois períodos gráficos, um de 4 horas e um de 15 minutos, mas o leitor pode acrescentar mais um e modificar estes, se quiser. Isto robustece a metodologia, embora, alinhar três períodos diferentes seja mais trabalhoso do que apenas dois. Lembre-se de que existem 16 velas de 15 minutos dentro de cada vela de 4 horas. Portanto, mesmo que a média móvel indique queda, e a vela de 4 horas esteja alinhada mostrando também que os preços estão caindo, o período de 15 minutos pode indicar aumento de preço. O alinhamento serve para evitar essa confusão. Quando existe contradição ou desalinhamento entre os dois, o período menor está apenas indicando uma retração dentro do tempo maior. O operador deve esperar pois para operar com segurança deve-se aguardar até o movimento de 15 minutos mudar de direção e se alinhar novamente com o de 4 horas.

         "É bom não ser teimoso e ter paciência porque os gráficos se alinham intermitentemente" É bom não ser teimoso e ter paciência porque os gráficos se alinham intermitentemente e, quando isto acontece, os resultados são excelentes. Portanto, neste caso, deve-se esperar pacientemente para que as velas de 15 minutos comecem a cair acompanhando as velas de 4 horas. Não adianta teimar e operar contra a direção indicada pelo movimento maior ou tendência. Quem não atenta para esse detalhe terá surpresas desagradáveis ao longo da vida profissional. Se uma vela de 4 horas indica queda, mas a de 15 indica alta, o que prevalece é a direção da vela maior. A não ser que o operador queira aproveitar o movimento em 15 minutos se sujeitando a uma reversão desagradável e inesperada!

         Como identificar o alinhamento automático? O alinhamento de queda acontece quando as velas vermelhas (em queda) predominam, isto é, se movem abaixo da média móvel nos dois tempos gráficos; e o estocástico também aponta para baixo. Neste caso, os gráficos estão alinhados. O mesmo acontece com alinhamento para cima. Isto acontece quando as velas se formam acima da média e estocástico aponta na mesma direção.

Análise Técnica: Alinhamento Automatico

         Note que, no gráfico acima, marquei com uma linha vertical o início de uma sequência de queda ilustrada com velas de 4 horas. A primeira coisa que se nota é o tamanho das velas descendentes. Elas são mais fortes e mais longas do que aquelas que mostram as pequenas reversões ascendentes. Elas começaram a cair com força e depois cruzam a média móvel para baixo. As pequenas reversões (velas verdes) devem ser ignoradas. O estocástico longo e o curto acompanharam o movimento e alinharam-se com a média móvel. Com essa informação já era possível ver que os preços entraram numa sequência de queda relativamente duradoura porque se trata de tempo gráfico relativamente longo. Entretanto, para evitar o dissabor de entrar por engano numa retração e aproveitar somente as quedas deveria escolher um tempo gráfico menor, para confirmar a queda. O gráfico menor indica e detalha com mais clareza as pequenas retrações não vistas quando se utiliza apenas as velas de 4 horas. Utilizando o gráfico de 15 minutos, abaixo, descobrimos que temos pelo menos 5 movimentos de queda que permitem jogadas seguras. Existem também varias retrações contrariando o movimento ilustrado com as velas de 4 horas. Estes devem ser ignorados porque já sabemos que devemos vender e não comprar.

Análise Técnica: Alinhamento Automatico

         Vejam como é fácil! O primeiro gráfico indicou que, nesse período, só deveríamos entrar vendendo. Poderíamos operar seguindo apenas o gráfico de 4 horas, aproveitando os topos indicados pelo estocástico, mas ele indica apenas um ponto de entrada. O segundo gráfico, o de 15 minutos, mostra vários pontos de venda sem contrariar a indicação do primeiro. Obedecendo os dois gráficos evitamos as contradições costumeiras.

         Note que a metodologia só funciona bem quando os preços estão em tendência clara. Mas não devemos nos assustar com essa constatação, pois existem tendências de todos tamanhos. Sabemos que podemos operar pensando no longo prazo, no curto prazo e até fazer os day tradings bem curtos. Portanto, as tendências podem ser observadas dentro de gráficos de diferentes períodos. O que parece uma retração em 4 horas pode ser um movimento longo em quinze minutos. E este por sua vez pode ser uma tendência em cinco minutos com vários pontos de entrada. "Por isso, é possível se operar dentro de vários tempos gráficos sem medo de errar, desde que se alinhe os gráficos" Por isso, é possível se operar dentro de vários tempos gráficos sem medo de errar, desde que se alinhe os gráficos menores com os maiores e se feche posição dentro do tempo próprio. Isto é, quando usamos o gráfico de 15 minutos pra entrar, devemos sair quando ele sinalizar. E se entramos em 5 minutos devemos sair quando cinco minutos apontar o fim do movimento também. Portanto, quanto maior o tempo gráfico, mais longo deve ser o horizonte de operação, porém maior serão as reversões negativas e os ganhos da jogada.

         Uma nota de advertência. Todos operadores tem problemas que são graves, mas podem ser contornados. Os maiores estão ligados a presunção de querer saber mais do que o mercado. Muitas vezes, os dados mostram que uma ação vale muito pouco, mas o operador se engana e entende que tal papel é barato. Quem determina o que é barato ou caro é o mercado e não um apostador isolado. Todo operador deve encarar o comportamento pessoal com bastante disciplina e domar o instinto de querer fazer do jeito que acha mais viável. "Só tem um jeito certo: aquele que o mercado indica" Só tem um jeito certo, aquele que o mercado indica. Temos que obedecer as regras e eliminar a intuição pessoal para atingir o sucesso. Temos que confiar nos instrumentos e nos indicadores de forma natural. E, além de tudo, não esquecer que existem leis naturais que regem nossas vidas e o mercado. Séries temporais de preços de bens financeiros, obedecem tanto a lei de regressão como a distribuição estatística e se auto organizam de forma intermitente. Tudo é aleatório e a única coisa que podemos prever é que os preços vão variar ao longo do tempo. Este certificado garante o alinhamento e, por isso, precisamos apenas saber quando os preços mudam de direção! O quê fazer e quando fazer são ações independentes que exigem paciência para mantê-las separadas.   

Professor Metafix

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

joao comentou:

Sou um operador iniciante, e estava mesmo precisando de uma matéria que falasse mais sobre medias moveis, achei super interessante e muito explicativo, gostaria de aprender mais sobre medias moveis, vai me ajudar a entender melhor os gráficos e ter maiores ganhos na bolsa. abraços.


Fabiano comentou:

Metafix,
Muito interessante essa estratégia. Parabéns.


Ronaldo comentou:

Muito bem professor. Artigo muito bom.

Realmente é de se espantar a simplicidade. Utilizo bastante o Metatrader 4. Tanto para operar os pares de moedas. Assim como para analisar os Ativos na Bovespa. É não projetado para isso, mas pode ser usado sim. O legal é que se pode estar facilmente a estratégia com dados passados.


wellington jose comentou:

ola, muito boa esta matéria e deixa muitos videos do youtube no chinelo ..kkk

pois bem excelente trabalho, é de fácil assimilação, texto leve de ser lido, direto ao ponto e muito rico em informações ., a grande maioria so sabe explicar pra si ., e esquece que quando se é novato neste mercado ., muitas vesses se fica perdido.

não importa estratégias se não se conhece o conceito., e como utilizar de forma correta as ferramentas.,

Obrigado.


Filipe comentou:

Muito bom! Artigo bem explicado e de linguagem simples. Parece uma conversa natural.
Fácil entendimento. Informação preciosa. Grato!


 
Publicidade

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Os investidores estrangeiros representam mais de 1/3 dos négocios na bovespa. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado.Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...