O Efeito do Socorro Internacional Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

O Efeito do Socorro Internacional

Fonte: Estadao.com.br
12/03/2008 07:15:35

O efeito do socorro internacional

SÃO PAULO - A ação conjunta de bancos centrais dos Estados Unidos, Europeu, da Inglaterra do Canadá e do Japão para injetar dinheiro na economia provocou alta nas bolsas em todo o mundo. Em Nova York, os três principais índices acionários fecharam em alta de mais de 3% nesta terça-feira, com a Dow Jones e o Nasdaq tendo a maior alta diária desde março de 2003 e o S&P 500 desde outubro de 2002. Na Dow Jones, a alta foi de 3,55%. A Nasdaq subiu 3,98%.
As ações dos BCs têm por objetivo socorrer investidores que compraram títulos do mercado subprime - mercado imobiliário com alto risco de calote. Eles tiveram que apresentar garantias de suas operações. É o que o mercado intitulo de chamada de margem. Para cobrir estas garantias e fazer caixa, eles começaram a vender seus ativos, o que provocou uma queda de todos os papéis. Para conter a onda de estresse no mercado, os bancos centrais aceitaram comprar estes títulos e, desta forma, impediram uma queda maior do valor dos papéis.
No entanto, o pano de fundo desta crise ainda permanece. os investidores estão preocupados com uma potencial recessão nos EUA em meio ao forte aumento dos preços do petróleo e à crise no mercado de moradias. E, nas últimas semanas, as ações oscilaram com força nas duas direções.


Comentário: Apesar do otimismo, ainda deve haver cautela por parte dos investidores, pois isso é só um "remendo" na crise. Vale lembrar que, pelo histórico,  é comum muita instabilidade depois de notícías como esta, o mercado recebe as boas notícias e depois cai na real e devolve todos dos ganhos após alguns dias. Porém a ação é realmente algo bom para o mercado, e considerando a posição favorável do Brasil dessa crise, o descolamento fica cada vez mais claro, que para muitos míopes não existe, mesmo com o ibovespa tendo estabelecido recentemente novo recorde histórico. Porém, é claro, ainda teremos muita volatilidade, recomendamos acompanhar a análise dos recursos estrangeiros na BMF, para verificar os fluxos dos recursos estrangeiros.